Gonçalo Caleia Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Fevereiro 2023

Mais de um mês após a saída de Carla Alves da Secretária de Estado da Agricultura, Gonçalo Caleia Rodrigues foi anunciado como o sucessor no cargo. Vai tomar posse amanhã, quarta-feira.

Gonçalo Caleia Rodrigues, vice-presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA-UL), é a escolha do Governo para o cargo de secretário de Estado da Agricultura, lugar que estava vago desde a demissão de Carla Alves, em 5 de janeiro.

O anúncio foi feito esta terça-feira, em nota publicada na página da internet da Presidência da República. “O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro”, lê-se no comunicado. A tomada de posse decorre amanhã, dia 15 de fevereiro, no Palácio de Belém.

Gonçalo Caleia Rodrigues é o primeiro governante a ter de responder ao questionário de 36 perguntas, para avaliar a sua integridade para o cargo – um questionário criado na sequência da saída de Carla Alves, que esteve pouco mais de 24 horas no cargo. Na manhã seguinte à tomada de posse, a ex-secretária de Estado estava na capa do Correio da Manhã por ter as contas arrestadas, devido a uma acusação contra o seu marido pelo crime de prevaricação.

O novo secretário de Estado da Agricultura, natural do Porto, licenciou-se em Engenharia do Ambiente pelo ISA-UL, na área de Gestão de Águas e Melhoramentos Rurais. Gonçalo Caleia Rodrigues concluiu, em 2013, um Doutoramento em Engenharia dos Biossistemas, pela mesma instituição, onde atualmente é professor. Dois anos depois, tirou uma pós-graduação em Gestão na Nova SBE.

Caleia Rodrigues foi também membro do Painel Técnico-Científico da Parceria Portuguesa para o Solo e da Comissão Especializada da Água, Agricultura e Florestas da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos.

Até 2019, foi coordenador executivo do Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, membro do grupo de trabalho da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2020 e dos grupos de trabalho da Inovação e do Temático sobre a Produção Sustentável das principais Fileiras, no âmbito das Alterações Climáticas, ambos da Rede Rural Nacional.

(Notícia atualizada pela última vez às 20h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gonçalo Caleia Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião