Combustíveis vão subir para a semana. Gasóleo fica 1,5 cêntimos mais caro e gasolina um cêntimo

Na segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,548 euros por litro de gasóleo simples e 1,678 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão ter uma ligeira subida na próxima semana. O litro de gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir 1,5 cêntimos e o de gasolina um cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado. Por isso, se puder, ateste o depósito durante o fim de semana.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,548 euros por litro de gasóleo simples e 1,678 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Em fevereiro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado ditou uma manutenção do desconto no ISP do gasóleo e um aumento de 2,3 cêntimos por litro no desconto do ISP no caso da gasolina, face a janeiro.

Os preços invertem assim a tendência de descida verificada ao longo das últimas duas semanas. O gasóleo desceu esta semana quatro cêntimos e a gasolina dois, uma descida um pouco inferior face aos cinco cêntimos antecipados pelo mercado na gasolina, mas superior aos 3,5 cêntimos no diesel.

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a descer 2,47%, para os 83,04 dólares por barril. O petróleo caminha para uma queda semanal superior a 4%, pressionado pelas preocupações de um novo aumento dos juros por parte da Reserva Federal norte-americana que poderá afetar a procura.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis vão subir para a semana. Gasóleo fica 1,5 cêntimos mais caro e gasolina um cêntimo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião