Ericsson corta 1.400 postos de trabalho na Suécia. Deverá anunciar despedimentos noutros países em breve

A reestruturação faz parte de um plano mais amplo para reduzir os custos a nível global.

A Ericsson planeia cortar cerca de 1.400 postos de trabalho na Suécia. A reestruturação faz parte de um plano mais amplo para reduzir os custos a nível global. É provável que, durante os próximos dias, sejam anunciados novos cortes de postos de trabalho noutros países, adianta a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês), esta segunda-feira. Questionada pela ECO Pessoas sobre a possibilidade de eliminar postos de trabalho em Portugal, a empresa disse apenas que reduzir o total de colaboradores nunca é fácil e que qualquer impacto ser-lhes-á primeiro comunicado.

“No atual ambiente inflacionário, estamos a fazer ajustes de preços, bem como a alavancar a substituição de produtos para gerir margens. Também estamos a simplificar as operações em toda a empresa e continuaremos a ser proativos quanto a opções que permitam reduzir custos, isto, enquanto continuamos a desenvolver os melhores produtos e serviços. Estamos, fundamentalmente, a fortalecer a competitividade dos custos por via de um grande foco em ganhos internos de eficiência end-to-end e custos estruturais. A eficiência de custos também é crucial para permitir investimentos em liderança tecnológica e fortalecer a nossa resiliência num mercado incerto”, afirma fonte oficial da Ericsson Portugal.

“A Ericsson anunciou a aceleração de esforços na redução de custos estruturais em toda a empresa (…) até ao final de 2023, dos quais, 70% em custos dos produtos vendidos e 30% em SG&A (Sales, General&Admin). A redução de custos abrange várias áreas, como redução do total de colaboradores e consultores, racionalização de instalações e processos, redução de gastos, por exemplo, em viagens. Reduzir o total de colaboradores nunca é fácil. Tal será feito com o máximo respeito e profissionalismo. Qualquer impacto junto dos colaboradores ser-lhes-á primeiro comunicado”, garante a mesma fonte oficial, em declarações à ECO Pessoas.

Na Suécia, depois de meses a negociar com o seu sindicato de trabalhadores, foi alcançado um acordo sobre como gerir as reduções de efetivos, disse um porta-voz à agência internacional de notícias. A empresa pretende concretizar os cortes através de um programa voluntário.

A fabricante de equipamentos de telecomunicações já tinha anunciado planos para reduzir os custos em cerca de 823 milhões de euros até ao final de 2023, à medida que a procura abranda em alguns dos mercados onde está presente, nomeadamente na América do Norte.

Espera-se que, ao longo dos próximos dias, a tecnológica anuncie novas reduções de postos de trabalho, que, segundo fontes próximas do tema, deverão totalizar vários milhares noutros países.

A última vez que a Ericsson procedeu a despedimentos significativos foi em 2017, quando eliminou milhares de postos de trabalho.

(Notícia atualizada às 15h35 com declarações da Ericsson Portugal)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ericsson corta 1.400 postos de trabalho na Suécia. Deverá anunciar despedimentos noutros países em breve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião