5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 23 Fevereiro 2023

Governo volta a reunir com sindicatos e Moedas apresenta Carta de Habitação de Lisboa. Reprivatização da Efacec é tema no Conselho de Ministros. BdP e Eurostat lançam dados sobre dívida e inflação.

No dia em que há nova reunião de Conselho de Ministros, o Ministério da Educação volta a discutir com os sindicatos dos professores e Moedas apresenta a Carta de Habitação de Lisboa. O BdP divulga dados sobre o endividamento da economia do país e o Eurostat compara a inflação entre os diferentes países da UE.

Como evoluiu a dívida do setor não financeiro?

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar dados sobre o endividamento da economia portuguesa, que inclui a dívida do Estado, das empresas e das famílias. A informação é divulgada mensalmente. No passado mês de janeiro, soube-se que, em novembro, o endividamento da economia portuguesa voltou a aumentar, atingindo 794,8 mil milhões de euros.

Lisboa apresenta Carta de Habitação e responde às medidas de Costa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e a vereadora da Habitação, Filipa Roseta, apresentam esta quinta-feira a Carta Municipal de Habitação de Lisboa. Nesta sessão será feito um “retrato fundamental” da realidade da capital e será apresentado o “diagnóstico e os caminhos necessários para melhorar a oferta e reduzir as assimetrias no acesso à habitação”. A apresentação da Carta será uma resposta ao pacote de medidas para a habitação apresentado pelo Governo há uma semana.

Eurostat divulga dados do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor

O gabinete de estatística da União Europeia divulga os dados do Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) dos Estados-Membros. O indicador é utilizado para comparar a inflação dos diferentes países entre si e os dados dizem respeito ao primeiro mês deste ano. Segundo os valores de dezembro de 2022, a inflação anual abrandou para os 9,2%, sendo o segundo mês consecutivo de abrandamento.

Ministério da Educação volta a negociar com sindicatos

O Ministério da Educação vai levar a cabo uma nova ronda negocial com os sindicatos dos professores. Esta será a sexta e, espera-se, última ronda. Mas na realidade poderá surgir uma sétima. Isto porque os sindicatos não têm muita esperança que seja alcançado um acordo. Os defensores dos professores continuam a defender a abolição das vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalão e a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Governo reúne e decide sobre reprivatização da Efacec

Esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um dos principais temas se espera que seja debatido é a reprivatização da Efacec. A empresa foi nacionalizada em julho de 2020, quando o Governo ficou com os 71,73% que Isabel dos Santos detinha. Em novembro foi relançado o processo de privatização da empresa. No início de janeiro deste ano, o Tribunal de Contas anunciou que estava em curso uma auditoria (pedida pelos deputados). A empresa entrou agora numa nova fase do processo de reprivatização após avanços e recuos, empresas interessadas e que pouco depois abandonaram as propostas. Na passada quarta-feira, o ministro da Economia e do Mar avançou que há propostas para a reprivatização que preveem a “possibilidade de o Estado recuperar algum do capital” que injetou na empresa. O processo está em análise e as propostas finais devem surgir nos próximos dois meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião