📹 Mediana dos empréstimos da casa sobe para 112 mil euros. O retrato do crédito à habitação

Mais de dois terços dos contratos de crédito à habitação, contraídos em 2022, tinha um valor até 150 mil euros.

No ano passado, 169 mil pessoas obtiveram um crédito à habitação. O montante total dos empréstimos concedidos atingiu os 15,6 mil milhões de euros, sendo que a mediana dos contratos foi de 112 mil euros, acima dos 100 mil euros registados em 2021, segundo os dados revelados pelo Banco de Portugal.

Mais de dois terços dos contratos de crédito celebrados no ano passado, que incluem também obras na habitação e aquisição de terrenos para construção de casa, tinham um valor até 150 mil euros.

Traçando o retrato dos devedores que compraram casa, é possível perceber que a maioria trabalhava por conta de outrem e tinha um nível de escolaridade superior. Entre os compradores destacam-se os jovens, sendo que 61% tinha até 40 anos e cerca de um quinto do crédito foi para pessoas com menos de 30 anos.

Quanto à nacionalidade, 14% do montante total de crédito concedido foi para estrangeiros. As pessoas com outras nacionalidades que não portuguesa também se destacam entre os reformados, com muitos a escolherem Portugal para viver. Quase um terço dos reformados que obteve crédito à habitação era estrangeiro.

Veja o vídeo com um retrato das pessoas que conseguiram crédito à habitação em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Mediana dos empréstimos da casa sobe para 112 mil euros. O retrato do crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião