Exportações aumentam até 8% margens das empresas

As empresas exportadoras portuguesas apresentam margens de preço-custo mais altas do que as empresas que só vendem para o mercado interno, podendo ir até aos 8%.

As exportações aumentaram 23% no ano passado para um valor recorde de 78 mil milhões de euros, o dobro do registado em 2010. Para as finanças públicas estas foram boas notícias. Mas não só.

As empresas que procuram vender os seus produtos além-fronteiras são também mais rentáveis do que as que só vendem para o mercado interno.

“Recorrendo a dados ao nível da empresa, para o período 2010-2019, mostra-se que as empresas exportadoras portuguesas têm margens preço-custo superiores às das empresas que vendem exclusivamente para o mercado interno“, referem Ana Cristina Soares e Rita Sousa no paperPrémio de margem preço-custo das empresas exportadoras portuguesas“.

Segundo as duas investigadoras do Banco de Portugal, que tiveram por base uma análise a mais de 240 mil empresas distintas e quase 1,5 milhões de observações, “o ganho médio estimado de margem preço-custo varia entre 1,2% e 1,3% no setor transformador e entre 2,6% e 2,7% no setor não transformador, dependendo da especificação empírica”.

No entanto, Ana Cristina Soares e Rita Sousa notam a existência de uma “heterogeneidade substancial entre setores e indústrias”, atingindo magnitudes acima de 8% entre empresas exportadoras e não-exportadoras em setores como as “atividades de informação e comunicação”.

Entre os setores que registam um desfasamento maior nas margens preço-custo estão ainda as companhias do setor das “atividades profissionais, técnicas e científicas” e da “construção”, com as exportadoras a apresentarem margens superiores a 7% e 4%, respetivamente, face aos seus pares que apenas vendem para o mercado nacional.

Adicionalmente, o artigo das duas investigadoras mostra também que as margens preço-custo aumentam com a entrada das empresas nos mercados de exportação. “O coeficiente da variável binária referente à entrada no mercado de exportação é positivo, considerável e estatisticamente significativo para os setores transformador e não transformador”.

As conclusões de Ana Cristina Soares e Rita Sousa vão ao encontro de outros modelos teóricos de comércio internacional que indicam que as empresas exportadoras tendem a apresentar características diferentes daquelas que vendem apenas para o mercado interno.

Por norma, as exportadoras apresentam níveis mais elevados de produtividade, margens preço-custo mais altas e salários médios mais elevados em comparação com as empresas que vendem apenas no mercado interno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações aumentam até 8% margens das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião