Marco Neves vai ser o novo vice-presidente do IAPMEI

Ex-administrador executivo do Banco Português de Fomento e atual presidente da Lisgarante e administrador executivo da Garval foi o nome escolhido para braço direito de Luís Guerreiro.

O novo vice-presidente do IAPMEI vai ser Marco Neves, ex-administrador executivo do Banco Português de Fomento e atual presidente da Lisgarante, apurou o ECO junto de várias fontes. O também administrador executivo da Garval foi o nome escolhido para braço direito de Luís Guerreiro, que era adjunto do ministro da Economia até substituir Francisco Sá na liderança da agência fundamental para fazer chegar os apoios às empresas.

O secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, garantiu na terça-feira, em Milão, que o lugar de vice-presidente do IAPMEI, que tinha sido criado em maio do ano passado para “reforçar a capacidade do IAPMEI na implementação do PRR”, ia ser “preenchido nos próximos dias”, prometendo para “muito em breve” o anúncio do nome que vai ocupar esse cargo.

“Mas não é só na estrutura dirigente que vai haver esse reforço. Temos em curso um programa de renovação [da agência], a que chamo IAPMEI 5.0. Será uma organização moderna, presente em todo o território, usando canais digitais para estar próxima das empresas”, indicou o sucessor de João Neves na secretaria de Estado da Economia.

De facto, Luís Guerreiro tem visto a seu equipa ser reforçada ao longo das últimas semanas. Em causa está a entrada, em janeiro, de 32 quadros, tal como o ECO noticiou, para fortalecer as equipas confrontadas com centenas de candidaturas para analisar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas também do Portugal 2030. Mas, o processo de recrutamento no âmbito do concurso externo lançado ainda está a decorrer e levará à entrada no total de 50 pessoas. E, em paralelo, estão a ser contratualizados reforços externos.

Para a cúpula do IAPMEI já entrou também Marisa Garrido, avançou esta sexta-feira o Jornal Económico (acesso pago). O ECO já tinha questionado o Ministério da Economia a 15 de fevereiro sobre escolha da ex-diretora de Recursos Humanos dos CTT, mas fonte oficial não confirmou a informação.

O ECO questionou o Ministério da Economia na sexta-feira, mas não obteve resposta até à publicação deste artigo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marco Neves vai ser o novo vice-presidente do IAPMEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião