Altice Portugal fecha o ano com mais receitas e menos investimento

Ano foi positivo para a Altice Portugal, que viu as receitas subirem para 2.629 milhões de euros à boleia de mais clientes e controlo dos desligamentos. Investimento desceu, mesmo com inflação.

A Altice Portugal fechou 2022 com mais clientes e mais receitas, mas o investimento da empresa foi inferior ao do ano anterior, mostram os dados publicados pelo grupo esta terça-feira. No quarto trimestre, os serviços empresariais geraram mais receitas do que a Meo, devido ao crescimento da Altice Labs, o polo de investigação e desenvolvimento da companhia.

A dona da Meo alcançou um lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) de 906 milhões de euros no ano passado, uma melhoria de 6,2%. Enquanto isso, as receitas subiram 13,7% e atingiram os 2.629 milhões de euros. Num comunicado, o grupo liderado por Ana Figueiredo aponta para a “contínua aquisição de clientes e a manutenção dos níveis reduzidos dos desligamentos” como fatores de crescimento.

Já o investimento da Altice Portugal no ano completo de 2022 fixou-se em 483 milhões de euros. Trata-se de um montante que fica ligeiramente abaixo dos 487 milhões de euros de investimento realizado em 2021 (-0,82%), mesmo num ano marcado por forte inflação. Em 2021, ano marcado pelo lançamento do 5G, o investimento tinha crescido 4,5%, segundo dados então avançados pela empresa.

Analisando apenas o quarto trimestre, o EBITDA subiu 2,1% em termos homólogos, para 218 milhões, enquanto as receitas aumentaram 11,3%, para 695 milhões. Além do aumento do número de clientes, a Altice Portugal aponta para a “contínua disciplina dos custos operacionais”.

Passando ao desempenho operacional e aprofundando por segmentos, o consumo, que inclui o negócio da Meo, gerou receitas de 339 milhões nos três últimos meses de 2022, um aumento homólogo de 4,6%. A base de clientes únicos “continuou a expandir-se e aumentou 1,7%”, com a empresa a adicionar, em termos líquidos, 27 mil novos clientes, para um total de 1,7 milhões.

No segmento dos serviços empresariais, que inclui o negócio da Altice Empresas, as receitas foram de 356 milhões (ultrapassando, assim, as receitas da Meo neste trimestre). Representou um aumento de 18,4% no quarto trimestre face ao mesmo período de 2021 e a empresa justifica o desempenho positivo com o “crescimento da Altice Labs”.

Por fim, entre os dados destacados pela Altice, o investimento concreto no último trimestre do ano ascendeu a 143 milhões. “A aposta no reforço da rede móvel e em particular na implementação da tecnologia 5G conduziu ao aumento da taxa de cobertura da população portuguesa de 68,9% no final do segundo trimestre para 85% no final do terceiro trimestre e para 90,4% no final do quarto trimestre”, sublinha o grupo.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice Portugal fecha o ano com mais receitas e menos investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião