Há seis portuguesas entre as mil empresas europeias de crescimento mais rápido

Apenas a Plásticos Dão e a Sa Formação consolidam a presença neste ranking. Para as restantes, é uma estreia.

Plásticos Dão, Sweetcare, Singularity, Revesperfil, Sa Formação e Mixprice são as seis empresas nacionais, com sede em Portugal, que estão entre as mil companhias europeias que crescem a um ritmo mais rápido, segundo o “FT1000: Europe’s Fastest Growing Companies 2023”, realizado pelo Financial Times (FT) e publicado esta quarta-feira. Apenas a Plásticos Dão e a Sa Formação consolidam a presença neste ranking. Para as restantes, é uma estreia. A Sa Formação era a que empregava maior número de pessoas em 2021, e a Sweetcare foi a que registou maiores receitas.

A fabricante de sacos de plástico e de papel, em Nelas, é a primeira portuguesa a surgir na tabela, ocupando o 295.º lugar. Fundada em 2012, a Plásticos Dão, que já no ano passado figurou no ranking, empregava 18 pessoas em 2021. Nesse mesmo ano teve receitas na ordem dos 2.911.905 euros.

Noutra indústria, a cosmética, segue-se a Sweetcare, na 305.ª posição da tabela. Com 30 colaboradores e receitas de 11.900.000 euros, em 2021, a plataforma de beleza, cosmética e bem-estar, fundada em 2006, é, pela primeira vez, destacada pelo FT.

Também a Singularity e a Revesperfil, nos 499.º e 669.º lugares, respetivamente, são estreantes. Em 2021, a Singularity, no setor de IT & Software, contava com 46 profissionais e receitas de 2.690.967 euros, enquanto a Revesperfil, fabricante de pavimenos e revestimentos, nesse mesmo ano, empregava 23 pessoas e comunicou 6.755.712 euros de receita.

Na 670.ª posição volta a surgir uma portuguesa, a Sa Formação, que, tanto em 2022 como em 2021, já integrou o ranking. Fundada em 2009, é a companhia portuguesa distinguida que, em 2021, empregava maior número de profissionais, mais de 60. No que toca a receitas, o centro de formação profissional que prepara profissionais qualificados e especializados em diversas áreas obteve um total de 5.170.521 euros.

A Mixprice, no 732.º lugar, fecha as presenças nacionais. A companhia com sede em Vila Nova de Cerveira registou 6.012.997 euros de receitas em 2021 e conta com três colaboradores. A empresa — que atua no mercado alimentar em Portugal — lançou recentemente a Premyer, uma nova marca de pudins proteicos.

Com sede no Reino Unido, mas fundada pelo português Tiago Franco, surge também a Imaginary Cloud na 807.ª posição.

Reino Unido na liderança

Embora o Reino Unido acolha quatro das cinco primeiras empresas distinguidas no ranking, continua a ser o terceiro país mais representado, com 155 empresas em rápido crescimento, atrás da Itália, que regista 260 organizações, e ainda da Alemanha, com 217 companhias presentes na tabela do FT.

Ainda assim, Londres manteve a sua posição como a cidade com o maior número de empresas de rápido crescimento, pelo sétimo ano consecutivo, com 83 organizações. Paris (34) e Milão (33) completam o pódio.

Consulte o ranking completo aqui.

(notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há seis portuguesas entre as mil empresas europeias de crescimento mais rápido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião