Chanceler alemão diz ser um dos poucos líderes ocidentais que fala com Putin

  • Lusa
  • 7 Março 2023

O chanceler alemão manifestou a sua compreensão pelo "medo" que sentem muitos cidadãos face à perspetiva de uma escalada bélica, mas afirmou que não toma decisões de forma impulsiva.

O chanceler alemão Olaf Scholz afirmou esta terça-feira ser dos poucos líderes ocidentais que permanecem em comunicação com o Presidente russo, Vladimir Putin, e reiterou que uma “paz imposta” não é a solução para o fim do conflito na Ucrânia.

Falo com o Presidente russo, sou dos poucos. Não apenas o visitei em Moscovo e sentei-me na sua ampla mesa, mas também tive muitas e longas conversas telefónicas com ele e continuarei a fazê-lo, apesar de não termos a mesma opinião“, disse num encontro com cidadãos em Cottbus (leste da Alemanha).

Ao ser questionado por uma cidadã que pediu a opção da via diplomática em detrimento do envio de armas para a Ucrânia, Scholz sublinhou que “um país agredido deve poder defender-se e tem direito a pedir ajuda a outros”. O chanceler reiterou que as negociações são necessárias, mas terão se ser concluídas com algo que não seja uma “paz imposta”, por considerar “que se negoceia mal com uma pistola apontada à cabeça”.

A base das negociações tem de ser que o Presidente russo entenda que o seu objetivo imperialista não funciona e que tem de retirar as suas tropas. Tem de existir algo que negociar, não pode ser simplesmente assinar uma capitulação”, argumentou Scholz.

O chanceler manifestou a sua compreensão pelo “medo” que sentem muitos cidadãos face à perspetiva de uma escalada bélica, mas afirmou que não toma decisões de forma impulsiva mas antes se coordena em permanência com os aliados da Alemanha e faz o possível para evitar um alargamento do conflito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chanceler alemão diz ser um dos poucos líderes ocidentais que fala com Putin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião