FEI e Santander Portugal assinam acordo para financiar empresas com 250 milhões

  • ECO
  • 7 Março 2023

Os empréstimos, que serão concedidos através de três linhas distintas, têm uma garantia do FEI de 70% e um prazo máximo de 12 anos. Já os montantes máximos de financiamento variam consoante a linha.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Santander Portugal assinaram um acordo para financiar com 250 milhões de euros empresas com negócios nas áreas de sustentabilidade, educação e setores culturais e criativos, no âmbito do InvestEU.

Os empréstimos, que serão concedidos através de três linhas distintas, têm uma garantia do FEI de 70% e um prazo máximo de 12 anos. Já os montantes máximos de financiamento variam consoante a linha, mas podem atingir, no caso da Sustentabilidade, 15 milhões de euros.

A Linha FEI Sustentabilidade visa “apoiar projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para uma economia mais sustentável, circular e neutra em carbono”, explica o banco em comunicado enviado às redações. Neste tipo de investimento incluem-se empresas classificadas como “sustentáveis”; no âmbito das energias renováveis, dos edifícios sustentáveis, da melhoria da eficiência energética na indústria, na mobilidade com zero ou baixas emissões de CO2; investimento sustentável na agricultura e silvicultura e na acessibilidade social.

Já a Linha FEI Competências e Educação “foi criada para financiar projetos educativos, de formação e de requalificação, de modo a atrair e capacitar mais pessoas para o mercado de trabalho, respondendo assim às necessidades específicas do país e da economia em geral”.

E a Linha FEI Setores Culturais e Criativos “pretende apoiar empresas que investem nestas áreas (tais como restauro, bibliotecas, imprensa, arquitetura, artes do espetáculo, audiovisuais, entre outros), com o duplo propósito de contribuir, por um lado, para a preservação da diversidade cultural do país e, por outro, para o desenvolvimento de setores com elevada componente de capital humano”.

“O Invest EU oferece uma oportunidade às empresas de diferentes setores em toda a Europa de acederem a financiamento”, explica Marjut Falkstedt, CEO do FEI, citado no mesmo comunicado. “Este acordo é um dos nossos primeiros, no âmbito do programa InvestEU em Portugal”, salientou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FEI e Santander Portugal assinam acordo para financiar empresas com 250 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião