Guterres quer que ONU seja parte de uma solução para o conflito na Ucrânia

  • Lusa
  • 8 Março 2023

O secretário-geral da ONU reuniu-se em Kiev com o Presidente ucraniano para "procurar soluções" que permitam alcançar uma "paz justa" para o conflito que dura há um ano.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu-se esta quarta-feira em Kiev com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para “procurar soluções” que permitam alcançar uma “paz justa” para o conflito que dura há um ano. “A soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia devem ser mantidas dentro das suas fronteiras reconhecidas internacionalmente”, disse Guterres no início da reunião.

“O nosso objetivo final é igualmente claro, uma paz justa baseada na Carta das Nações Unidas, no direito internacional e na recente resolução da Assembleia Geral”, acrescentou o secretário-geral da ONU. Guterres destacou que até que seja possível atingir esse objetivo, a ONU continuará os seus esforços para mitigar o impacto do conflito tanto para a população ucraniana como para o resto do mundo.

O líder das Nações Unidas aproveitou para lembrar que a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) tem estado mobilizada para salvaguardar a segurança das centrais nucleares da Ucrânia, incluindo Zaporijia, a maior da Europa. O secretário-geral da ONU defendeu que é possível negociar para conseguir a desmilitarização completa da área destas centrais, bem como o seu regresso ao funcionamento normal, oferecendo-se para mediar essas negociações.

Zelensky usou a sua conta na rede social Telegram para divulgar imagens da receção ao secretário-geral da ONU, referindo-se à importância da visita. “É muito importante conversarmos em Kiev sobre como restaurar a paz, a segurança internacional e a plena vigência da Carta da ONU, normas que são igualmente importantes para todas as nações do planeta”, escreveu o Presidente ucraniano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres quer que ONU seja parte de uma solução para o conflito na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião