Kiev nega qualquer envolvimento na sabotagem de gasodutos

  • Lusa
  • 8 Março 2023

Conselheiro de Zelensky afirmou, no Twitter, que a Ucrânia "nada tem a ver com o acidente no mar Báltico e não tem informações sobre 'grupos pró-ucranianos de sabotagem'".

A Ucrânia negou esta quarta-feira qualquer envolvimento na sabotagem dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 no mar Báltico, que o The New York Times atribui a um “grupo pró-ucraniano”, com base em informações dos serviços secretos norte-americanos.

Dados recolhidos pelos serviços secretos norte-americanos sugerem que os autores da sabotagem, no ano passado, dos dois gasodutos foram “opositores do Presidente russo, Vladimir Putin”, noticiou o jornal.

Desde a invasão da Ucrânia por Moscovo, a 24 de fevereiro de 2022, os dois gasodutos têm estado no centro das tensões geopolíticas, alimentadas após a decisão de Moscovo de cortar o fornecimento de gás à Europa, numa alegada retaliação às sanções ocidentais.

A 26 de setembro de 2022, quatro enormes fugas de gás precedidas de explosões submarinas foram detetadas nos gasodutos que ligam a Rússia e a Alemanha, em águas internacionais. Ambos os gasodutos estavam fora de serviço na altura, mas continham quantidades significativas de gás metano.

Acredita-se que um “grupo pró-ucraniano” esteja por detrás da sabotagem, segundo o New York Times, com base em informações dos serviços secretos norte-americanos, sem contudo dar quaisquer pormenores sobre estes elementos ou sobre a identidade deste “grupo pró-ucraniano”.

Kiev, no entanto, negou formalmente as acusações. “Embora eu goste de recolher divertidas teorias de conspiração sobre o Governo ucraniano, devo dizer que a Ucrânia nada tem a ver com o acidente no mar Báltico e não tem informações sobre ‘grupos pró-ucranianos de sabotagem'”, escreveu na rede social Twitter Mykhailo Podolyak, conselheiro do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Segundo responsáveis norte-americanos, não há qualquer indicação de que o Presidente ucraniano tenha estado envolvido na operação de sabotagem.

Os países ocidentais tinham acusado a Rússia de ser responsável pelas explosões.

Os meios de comunicação alemães afirmaram na terça-feira que a investigação tinha identificado o barco utilizado para a sabotagem. A embarcação terá sido alugada por uma empresa com sede na Polónia, aparentemente propriedade de dois ucranianos, escreveram o semanário Die Zeit e as emissoras ARD e SWR.

Uma equipa de seis pessoas de cinco homens e uma mulher, incluindo mergulhadores, transportou e colocou os explosivos no local, de acordo com as notícias. As investigações judiciais sobre a destruição dos gasodutos estão a ser conduzidas pela Alemanha, Dinamarca e Suécia.

No entanto, “a nacionalidade dos autores não é clara“, acrescentou o Die Zeit, acrescentando que foram utilizados passaportes falsos para alugar o barco.

Os investigadores conseguiram determinar que a equipa zarpara do porto alemão de Rostock a 6 de setembro de 2022 e depois localizaram o barco perto de uma ilha dinamarquesa. Foram detetados vestígios de explosivos “na mesa da cabina” do barco.

Mesmo que as pistas apontem para a Ucrânia, os investigadores ainda não conseguiram determinar quem encomendou a operação“, adiantou o semanário.

O The New York Times acrescentou que a informação dos serviços secretos norte-americanos não permite “qualquer conclusão firme” e “deixa em aberto a possibilidade de a operação ter sido lançada em segredo por uma terceira força com ligações dentro do Governo ucraniano ou dos seus serviços de segurança”.

Num artigo recente, o jornalista de investigação norte-americano Seymour Hersh escreveu que mergulhadores da Marinha dos Estados Unidos, ajudados pela Noruega, tinham plantado explosivos nos oleodutos em junho, provocando as explosões três meses depois. Os EUA afirmaram que esta informação era “totalmente falsa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kiev nega qualquer envolvimento na sabotagem de gasodutos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião