Roturas de stock de medicamentos genéricos nas farmácias vão continuar, diz Health Cluster Portugal

  • ECO
  • 12 Março 2023

O presidente da Direção do Health Cluster de Portugal, Guy Villax, diz que sem um acordo com o governo, medicamentos genéricos vão continuar a faltar. Preço baixo não compensa produção, alega.

Sem um acordo com o Governo que permita aumentar os preços de venda, os medicamentos genéricos vão continuar a faltar nas farmácias, alerta o presidente da Direção do Health Cluster de Portugal (HCP), em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

“Não compensa a erosão dos preços dos medicamentos em Portugal nos últimos 10 anos, nomeadamente os medicamentos mais baratos, nomeadamente os genéricos. E isto é muito grave, porque há, volta não volta, medicamentos que desaparecem do mercado. Porquê? Porque os preços são tão baixos que não há razão de os produzir e vender“, afirma Guy Villax.

O presidente da Direção do HCP afirma que vão continuar, “inevitavelmente”, a existir roturas de stock. Para as resolver é necessária a intervenção do Executivo e “subir preços”. “Houve algum ajustamento feito recentemente, mas não é com ajustamentos pontuais que se resolvem problemas estruturais. Há que ponderar a sério o que o Governo quer que seja o papel do setor da saúde”, alerta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roturas de stock de medicamentos genéricos nas farmácias vão continuar, diz Health Cluster Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião