AM Best defende testes de stress

  • ECO Seguros
  • 14 Março 2023

Os testes de stress e a análise de cenários do impacto do aumento das taxas de juro é crucial, segundo AM Best.

Embora a exposição das seguradoras ao setor bancário se estenda para além dos impactos do stock, os fornecedores de seguros de vida são menos vulneráveis ao tipo de volatilidade a curto prazo verificada com a falência do Silicon Valley Bank (SVB), de acordo com a AM Best.

A agência de rating informou que, com base em dados do fim de ano de 2021, apenas oito empresas têm uma exposição obrigacionista ao SVB superior a 2% do seu capital e excedente, sendo o máximo inferior a 5%.

Em termos mais gerais no setor bancário e fiduciário, cinco seguradoras têm uma exposição patrimonial superior à sua posição de capital, e 20 têm uma exposição que totaliza pelo menos metade do seu capital.

“O fracasso do SVB, juntamente com o recente encerramento do Silvergate Bank, causou um choque a uma série de ações no setor bancário. Como já vimos, algumas das principais ações bancárias perderam valor significativo”, disse Sridhar Manyem, diretor sénior, investigação e análise da indústria, AM Best.

“A exposição das seguradoras ao setor bancário estende-se para além dos impactos do preço das ações, embora muitas seguradoras dependam dos bancos para linhas de crédito, distribuição, coberturas e outros aspetos operacionais. No entanto, as seguradoras de vida não são tão vulneráveis à volatilidade a curto prazo e a um cenário de corrida ao banco que vimos com o SVB, ou bancos em geral”, acrescentou Manyem.

De acordo com a agência de rating, exemplos como a Equitable Life no Reino Unido em 2001, a General American em 1999, e a Executive Life em 1991 demonstram que a possibilidade existe, e sublinha a importância do ERM em geral, e da gestão do risco de liquidez em particular.

“Os gestores de investimento estão a navegar num ambiente de taxas de juro que não se via há décadas, e as lições do passado podem ajudar a isolar de erros futuros. Os testes de stress e a análise de cenários do impacto do aumento das taxas de juro na gestão do ativo-passivo e a gestão proativa destas tensões através de ações estratégicas e gestão de capital seriam considerados favoravelmente para as seguradoras com exposições sensíveis aos juros”, disse Manyem.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AM Best defende testes de stress

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião