Macedo de Cavaleiros acolhe Gestifly e reforça posição como cluster aeronáutico

Gestifly instala em Macedo de Cavaleiros um polo de manutenção, treino e operação de helicópteros para concorrer com Madrid e Barcelona. Concelho reforça posição como cluster aeronáutico.

Macedo de Cavaleiros vai ter um polo de manutenção, treino e operação de helicópteros da Gestifly, passando a concorrer, a nível ibérico, com Madrid e Barcelona. “Este é mais um passo para o objetivo que a câmara municipal definiu para o Heliporto Municipal: a criação de um cluster aeronáutico”, começou por afirmar o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues, à margem da assinatura do acordo.

A instalação desta empresa “surge depois de assegurada a abertura de um curso de formação para técnico de manutenção de aeronaves, em parceria com a ATCentro”, explica a autarquia em comunicado enviado às redações. Segundo o edil Benjamim Rodrigues, estas parcerias “vêm justificar todo o investimento que a autarquia efetuou na modernização e ampliação do heliporto”.

Se tivermos um helicóptero em operação no norte de Espanha, a combater incêndios, por exemplo, é muito mais rápido e económico trazê-lo a Macedo para fazer a manutenção do que voar até Madrid ou Barcelona.

Luís Ferreira

Diretor executivo da Gestifly

A centralidade do concelho de Macedo de Cavaleiros em relação ao norte de Portugal e Espanha foi um dos fatores que pesou na hora da Gestifly escolher esta localidade para instalar o polo de manutenção, treino e operação de helicópteros. “Se tivermos um helicóptero em operação no norte de Espanha, a combater incêndios, por exemplo, é muito mais rápido e económico trazê-lo a Macedo para fazer a manutenção do que voar até Madrid ou Barcelona”, frisou o diretor executivo da Gestifly, Luís Ferreira.

O contrato de parceria entre a autarquia e a Gestifly é válido por cinco anos, sendo automaticamente renovável no final desse período. Com este acordo, a empresa passa a beneficiar de reduções no valor da mensalidade paga, caso recrute colaboradores residentes no concelho, com relação laboral superior a um ano, ou formandos do curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves, com conexão material no concelho.

É mais um incentivo que procuramos dar para fomentar o emprego no nosso concelho.

Benjamim Rodrigues

Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Para o município, esta parceria vem alavancar a economia local, gerando mais emprego e fixando na localidade mão-de-obra especializada. “É a prova de que os investimentos que fizemos foram acertados e que, a breve prazo, vão começar a ter reflexos efetivos no nosso concelho, designadamente ao nível da criação de emprego, bem como da atração de novas empresas”, sublinhou o autarca socialista.

“É mais um incentivo que procuramos dar para fomentar o emprego no nosso concelho”, completou Benjamim Rodrigues. “É nossa intenção criar condições para complementar a parte prática da formação dos futuros mecânicos de helicópteros que vão frequentar o curso de manutenção de aeronaves no Centro de Meios Aéreos”, adiantou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macedo de Cavaleiros acolhe Gestifly e reforça posição como cluster aeronáutico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião