Procura de seguro contra terramotos dispara após catástrofe na Turquia

  • ECO Seguros
  • 16 Março 2023

Duplicou para uma média diária de 12.500 a emissão de novas apólices de seguros contra sismos no centro financeiro e comercial de Istambul, após a catástrofe que atingiu a Turquia.

Dados do Inquérito de Seguros de Catástrofes da Turquia indicam que estão a ser emitidas, diariamente, uma média de 12.500 apólices de seguros contra sismos no centro financeiro e comercial de Istambul, após os sismos que atingiram a Turquia no dia 6 de fevereiro. A Middle East Insurance Review informou ainda que o número marca um aumento de 87% em relação à média diária de 6.700 novas apólices antes do desastre.

A apreensão sobre os sismos também aumentou quando o presidente da câmara de Istambul, Ekrum Imamoglu, avisou que cerca de 90 mil edifícios poderiam estar em risco de ruir se um grande terramoto atingisse a metrópole.

Verificam-se ainda aumentos acentuados nas vendas de apólices de seguro contra sismos pelo TCIP em outras províncias. O TCIP foi formado em 2001 para segurar propriedades residenciais.

Embora o seguro de terramoto seja obrigatório na Turquia, a taxa de cobertura era de 54% em todo o país antes das catástrofes. A cobertura obrigatória contra terramotos era de 61,90% em Istambul, enquanto nas 10 províncias atingidas pelos sismos, a taxa de cobertura era de 49%.

Em 13 de março de 2023 foram confirmadas mais de 55.700 mortes, das quais mais de 48.400 na Turquia e mais de 7.200 na Síria. O terramoto e os subsequentes tremores de terra que se seguiram feriram mais de 115 mil pessoas na Turquia e causaram o colapso de milhares de edifícios.

Estimativas apontam para um total de prejuízos de 25 mil milhões de dólares, mas só 5 mil milhões estavam cobertos por seguros, apesar da obrigatoriedade da sua contratação em habitações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura de seguro contra terramotos dispara após catástrofe na Turquia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião