PIB espanhol desacelera na reta final de 2022

  • Joana Abrantes Gomes e Lusa
  • 24 Março 2023

A economia espanhola cresceu 5,5% em 2022, repetindo o registo do ano anterior. Mas ao longo do último ano deu sinais de desaceleração, com revisão em baixa da progressão do PIB no último trimestre.

O Instituto Nacional de Estatística de Espanha (INE) confirmou esta sexta-feira que a economia espanhola cresceu 5,5% em 2022, o mesmo progresso registado no ano anterior. No quarto trimestre, o crescimento foi de 0,2% face aos três meses anteriores, mas, em termos homólogos, o INE reviu em baixa o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para 2,6%, mais de dois pontos percentuais abaixo do crescimento do terceiro trimestre (4,7%).

A procura interna foi a principal responsável por este desempenho, com um contributo de 3,1 pontos — uma queda de 2,1 pontos face ao ano anterior –, enquanto a procura externa contribuiu com 2,4 pontos para o crescimento de 5,5% (mais 2,1 pontos do que em 2021), refletindo “o grande dinamismo das exportações”, segundo o Ministério da Economia do país.

Já a contribuição da procura interna para o crescimento anual do PIB foi de 0,9 pontos, menos 1,9 pontos do que no terceiro trimestre de 2022, enquanto a procura externa contribuiu com 1,7 pontos, duas décimas abaixo face aos três meses anteriores.

A evolução da despesa pública aumentou 2,3%, após quatro trimestres negativos. Ao mesmo tempo, o investimento desacelerou para 2,6%, em quase 4 pontos. Em 2022, o PIB espanhol situou-se nos 1.327.108 milhões de euros, 10% acima do valor registado em 2021.

Banco central e Bruxelas reviram estimativas para 2023

Na quarta-feira, o Banco de Espanha revelou estimativas para a economia nacional para o período 2023-2025, segundo as quais o PIB espanhol recuperará o nível anterior à pandemia de covid-19 no segundo semestre deste ano.

O banco central de Espanha previu que a economia espanhola cresça 1,6% em 2023, mais 0,3 pontos percentuais do que na estimativa anterior, uma revisão em alta que justificou com a melhoria das perspetivas à escala global (após a abertura da economia chinesa com o levantamento das restrições associadas à pandemia), o desempenho do mercado de trabalho e a recuperação do turismo.

a Comissão Europeia estima um crescimento do PIB espanhol este ano de 1,4%, segundo uma previsão divulgada em meados de fevereiro que também melhorou em quatro pontos percentuais a perspetiva anterior. Para 2024, Bruxelas manteve a estimativa de crescimento de 2% para a economia espanhola.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB espanhol desacelera na reta final de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião