Barcelona cria pontes de colaboração com Lisboa

  • Servimedia
  • 28 Março 2023

A Plaça de Barcelona estreia de 31 de março a 2 de Abril em Lisboa. O objetivo é mostrar o potencial da capital catalã como cidade modelo e promover ligações institucionais e económicas com Lisboa.

A Câmara Municipal de Barcelona chega a Lisboa para estabelecer pontes e sinergias com a capital portuguesa. Para isso, a Câmara catalã criou a Plaça de Barcelona, uma instalação itinerante com tecnologia imersiva, onde a cidade espanhola será apresentada de um ponto de vista diferente, em Portugal, noticia a Servimedia.

O espaço, que abrirá portas na sexta-feira, 31 de março, e manter-se-á aberto ao longo de todo o fim de semana, acolherá também atividades sobre start-ups, videojogos, indústrias criativas, Green Deal e gastronomia. A Plaça de Barcelona é de entrada gratuita e faz parte do programa de inovação do Sónar Lisboa, um festival de música, criatividade e tecnologia nascido em Barcelona e que celebra o seu 30º aniversário este ano.

O projeto Plaça de Barcelona, criado pela Câmara Municipal de Barcelona para mostrar a projeção internacional da capital catalã e promover o talento digital e a nova economia, escolheu a capital portuguesa para a sua estreia internacional. A instalação ficará situada no sopé do Parque Eduardo VII, na Praça Marquês de Pombal, que se tornará um ponto de ligação entre Lisboa e Barcelona.

A iniciativa oferecerá aos seus visitantes uma experiência imersiva, aliada à realidade virtual, além de diversas atividades, conferências e mesas redondas que reunirão instituições e empresas dos setores tecnológicos das duas cidades. O objetivo é compartilhar ideias, trocar opiniões e detetar oportunidades e desafios de negócios. O foco será o dinamismo económico impulsionado pelas empresas tecnológicas de Barcelona e Lisboa.

“Não é por acaso que Lisboa é a nossa primeira paragem internacional”, afirma Pau Solanilla, Comissária para a Promoção da Cidade da Câmara Municipal de Barcelona, que acrescentou: “Nos últimos anos, Portugal tem assumido uma clara aposta na atração de talento, start-ups e empresas internacionais. Lisboa está no centro deste dinamismo, promovendo a inovação e assumindo o seu lugar como uma referência no setor tecnológico europeu. Neste sentido, o potencial de colaboração entre Barcelona e Lisboa é claro e estamos convictos de que a experiência desta ação será muito proveitosa”.

Atrair talentos

A inauguração da Plaça de Barcelona será feita às 12 horas por Félix Ortega, diretor-geral da Barcelona Ativa, agência de promoção económica da Câmara Municipal de Barcelona, e Margarida Figueiredo, da Câmara Municipal de Lisboa. De seguida, decorrerá a primeira das atividades programadas, onde serão protagonistas os ecossistemas digitais de Barcelona e Lisboa enquanto agentes de mudança para o desenvolvimento socioeconómico das cidades. Esta palestra contará com representantes de ambas as cidades como Barcelona Ativa, Startup Lisboa e Tech Barcelona.

Uma conversa entre dois líderes do setor dos videojogos, Frédo Sanz, CEO da Antiloop, localizada em Barcelona, e Joana Franco, artista de videojogos na Nerd Monkeys – localizada em Lisboa, irá refletir sobre o impacto desta indústria que evolui rapidamente e tem-se tornado o elo entre as indústrias criativas e o setor digital.

Em concreto, as indústrias criativas terão também um papel de destaque na programação, com uma mesa redonda onde serão construídas pontes entre Barcelona e Lisboa para detetar sinergias e explicar casos de referência. Representantes do Disseny Hub Barcelona, Trojan Horse was a Unicorn, OFFF Festival e a exposição Digital Impact participarão desta atividade.

A sustentabilidade e o caminho a seguir com o exemplo do chamado Barcelona Green Deal encerram as atividades na Plaça de Barcelona. Uma abordagem que une agentes sociais e económicos de diferentes setores para orientar o futuro das cidades a partir da sustentabilidade.

As atividades na Plaça de Barcelona serão completadas com o primeiro Desafio Universidades Criativas em que vão participar instituições de ambas as cidades (FBAUP, IADE, ESAD.CR Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa…) e uma amostra de papel da gastronomia para atração turística em Barcelona.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barcelona cria pontes de colaboração com Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião