Preços dos produtos agrícolas abrandam na União Europeia no final de 2022

  • Lusa
  • 29 Março 2023

Entre outubro e dezembro de 2022, os preços dos produtos agrícolas abrandaram para 26% na União Europeia. Ovos (64%), a carne de porco (52%) e as azeitonas (51%) são os produtos que mais aumentaram.

A subida anual dos preços dos produtos agrícolas abrandou, no quarto trimestre de 2022, para os 26% na União Europeia (UE), face aos 30% do anterior e aos 17,5% do homólogo, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.

De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, entre outubro e dezembro de 2022, o preço dos produtos agrícolas no seu conjunto (produção) teve as maiores subidas na Hungria (52,9%), Polónia (44,2%) e Alemanha (38%), com Malta (38%), França (13,7%) e Chipre (14,5%) com os menores aumentos.

Em Portugal, os preços na produção agrícola avançaram, no quarto trimestre, 31,5%, face aos 27,9% do anterior e aos 19,4% do homólogo.

Os ovos (64%), a carne de porco (52%) e as azeitonas (51%) são os produtos que mais aumentaram na UE no período em causa. Em Portugal, os preços destes produtos subiram, respetivamente, 74%, 66,9% e 73,9% no quarto trimestre de 2022.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, causou várias perturbações nos mercados agrícolas, nomeadamente porque ambos os países eram — até ao início da guerra — os maiores exportadores de grãos, cereais, milho, óleos alimentares e fertilizantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos produtos agrícolas abrandam na União Europeia no final de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião