Vodafone lidera consórcio para desenvolvimento de 5G no âmbito do PRR

O Vodafone Boost Lab vai ter um espaço físico, na sede da operadora em Lisboa. O polo está integrado na Rede Nacional de Test Beds e tem financiamento de cerca de 4 milhões do PRR.

A Vodafone lidera um consórcio, com a Capgemini e a Ericsson, para o desenvolvimento de produtos e serviços de 5G no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O Vodafone Boost Lab, além de ter um polo de inovação em Lisboa, vai “permitir testes no terreno em ambiente real.” O projeto, aprovado no âmbito da rede nacional de test beds, terá um financiamento de cerca de quatro milhões de euros do PRR.

“Neste novo projeto, somamos o nosso know-how de 30 anos e a nossa experiência no 5G (muito anterior ao lançamento comercial desta nova tecnologia) às reconhecidas competências da Ericsson e da Capgemini. De forma cooperativa, juntamos vontades, esforços e recursos para ajudarmos as PME a acelerar a transição digital, robustecer a competitividade e impulsionar a produtividade do tecido empresarial português”, diz Mário Vaz.

“Esta é uma oportunidade única criada pelo PRR em que, embora apostados no 5G e no seu potencial, com o Vodafone Boost Lab estamos já hoje a capacitar a economia nacional e os seus produtos a pensar nas futuras gerações de redes. É o melhor contributo que podemos dar ao Portugal do futuro”, afirma o ainda CEO da Vodafone Portugal.

Objetivos do polo de inovação

O polo de inovação, constituído no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi conhecido em Aveiro durante a apresentação da Rede Nacional de Test Beds, e vai permitir que as empresas (em especial as PME e startups) “possam desenvolver, experimentar, testar e validar produtos e serviços inovadores, assentes no 5G e nas próximas gerações de redes de comunicações, contribuindo para aumentar o nível de preparação tecnológica, apoiando a entrada no mercado daqueles produtos e serviços”, refere a Vodafone em comunicado.

Com este projeto — que surge num momento em que as operadoras estão apostadas na expansão da rede 5G pelo país e na comercialização de serviços em cima desta tecnologia — os parceiros promovem e fazem seleção de pilotos e, “asseguram, através de plataforma aberta, as necessidades de integração tecnológica das empresas aderentes.”

O Vodafone Boost Lab vai ter um espaço físico — na sede da Vodafone em Lisboa — a ser disponibilizado na primeira metade do ano, e terá ainda “uma componente móvel que levará até às empresas as ferramentas de teste e certificação necessárias, para aplicação em ambiente real.”

O polo está integrado na Rede Nacional de Test Beds, que visa “aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis e, através da partilha de experiências, estimular a transição digital das PME.” Saúde Digital, Media e Entretenimento e Futuro da Mobilidade são as áreas de foco do novo polo.

O projeto, um dos 30 que obtiveram luz verde no âmbito da medida Rede Nacional de Test Beds, obteve um financiamento de 3.991.464 euros, para a realização de 59 pilotos até 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone lidera consórcio para desenvolvimento de 5G no âmbito do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião