Mais de dois milhões de SMS enviadas a utentes com consultas em centros de saúde

Medida arrancou em setembro do ano passado e consiste no envio de um SMS no dia do agendamento, bem como dois dias antes da consulta nos centros de saúde.

Já foram enviadas mais de dois milhões de mensagens de texto (SMS) a utentes com consultas e rastreios em centros de saúde, indicaram esta segunda-feira os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em comunicado.

Em causa está uma medida inserida no PRR para a transição digital na saúde, que arrancou em setembro do ano passado e consiste no envio de um SMS no dia do agendamento, bem como dois dias antes da consulta nos centros de saúde, tendo como objetivo reduzir a taxa de falhas nos respetivos serviços.

A medida abrange consultas de várias tipologias nas unidades de cuidados de saúde primárias, incluindo médicos, de enfermagem, rastreios do cancro do colo do útero, de saúde visual infantil ou de retinopatia diabética, entre outras. Objetivo é “evitar que os utentes faltem ou que avisem com antecedência que irão faltar, de forma a permitir o reagendamento da consulta”, lê-se.

A implementação desta medida teve início na região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo sido alargada para a região Norte e “ chegará ao resto do país e a todos os utentes com agendamentos de consultas e de rastreios nos cuidados de saúde primários”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de dois milhões de SMS enviadas a utentes com consultas em centros de saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião