Norte 2030 lança primeiro aviso de 15 milhões para cursos técnicos superiores profissionais

  • Lusa
  • 3 Abril 2023

"Estas candidaturas destinam-se a instituições do ensino superior público do Norte legalmente habilitadas para a oferta dos cursos TeSP", indica a CCDR.

O programa de fundos europeus Norte 2030 lançou esta segunda-feira o seu primeiro aviso, no caso um de 15 milhões de euros para Cursos TeSP (Técnicos Superiores Profissionais), anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Estas candidaturas destinam-se a instituições do ensino superior público do Norte legalmente habilitadas para a oferta dos cursos TeSP, ou seja, as instituições do Ensino Superior Politécnico e as unidades orgânicas do ensino superior politécnico integradas em instituições públicas de ensino superior universitário”, pode ler-se num comunicado hoje divulgado.

As candidaturas estão abertas até 2 de maio e “pretendem financiar Cursos TeSP cujos ciclos formativos tenham tido início nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023”, devendo estar “alinhados com a estratégia regional de especialização inteligente” para serem alvos de financiamento.

Em declarações à Lusa, o presidente da CCDR-Norte, António Cunha, reconheceu que “havia uma promessa” de lançar o aviso nos últimos dias de março, mas o prazo resvalou para o primeiro dia útil de abril. “É um setor onde a nossa formação tem de crescer muito”, disse António Cunha sobre os cursos TeSP, assinalando a “margem de crescimento” na formação que os jovens entre os 18 e os 24 anos podem ter.

Segundo a CCDR, “os Cursos TeSP têm como finalidade alargar a procura do ensino superior através da diversificação e da especialização da oferta formativa”, “possibilitar formação complementar e/ou regresso de ativos à formação num contexto de ensino superior”, “oferecer formação especializada com reconhecimento profissional, que garanta créditos para prosseguir estudos, embora sem atribuição de grau académico”, e “responder às necessidades gerais do mercado de trabalho”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte 2030 lança primeiro aviso de 15 milhões para cursos técnicos superiores profissionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião