+M

David Pontes substitui Manuel Carvalho na direção do Público

Rafael Ascensão,

O ainda diretor-adjunto era responsável pela redação do Público no Porto, pela área dos podcasts e pelo desenvolvimento de projetos editoriais.

O Público vai mudar de direção a partir de 1 de junho. Manuel Carvalho vai ser substituído pelo jornalista e atual membro da equipa da direção editorial, David Pontes, adianta o jornal. Já foi solicitado o devido parecer ao Conselho de Redação.

David Pontes é o atual diretor-adjunto do Público. Ingressou pela primeira vez no jornal em 1990, onde permaneceu oito anos e meio. Depois passou por meios como O Comércio do Porto, Público (novamente), Jornal de Notícias, Porto24 ou Lusa. Voltou ao Público em agosto de 2018. Nestes últimos cinco anos, foi o responsável pela redação do Público no Porto, pela área dos podcasts e pelo desenvolvimento de projetos editoriais.

O já anunciado futuro diretor considera que “este é o momento de alargar o caminho feito, levando o nosso jornalismo sólido e, simultaneamente, disruptivo a cada vez mais leitores”, sendo que o jornal tem que “estar cada vez mais embebido na vida das pessoas, dialogando com elas, refletindo os seus múltiplos interesses”, afirma David Pontes, citado pelo Público.

O momento é de abraçar as mudanças, num setor que não para, que exige rapidez e um olhar muito especial para as novas gerações de leitores“, diz ainda David Pontes, acrescentando que a nova direção representará “um reforço da nossa capacidade de inovação, mantendo aquilo que é a matriz do Público desde a sua nascença, o jornalismo independente de qualidade”.

O ainda diretor, Manuel Carvalho, tomou posse em agosto 2018. “O Público deu passos seguros no sentido da sua afirmação como jornal digital, sem deixar de se empenhar na sustentabilidade e na importância das duas edições impressas do jornal”, refere o jornal. Neste período o jornal passou de 12 mil para 48 mil assinantes digitais e lançou projetos como o Azul ou PSuperior.

Os resultados alcançado pela equipa do Público nestes anos “foram positivos”, diz Manuel Carvalho, citado na notícia do Público, “mas exigem um novo recomeço, com novas visões e novas energias para consolidar a posição do jornal”.

“Foi com esse propósito que comuniquei à administração e ao acionista a minha vontade de abdicar das funções de diretor. Fechou-se um capítulo, cujos resultados exprimem um compromisso e a determinação de toda a redação e um envolvimento extraordinário dos editores e da equipa de direção. A mudança vai conservar a relevância e a imagem de credibilidade e responsabilidade do Público perante a sociedade portuguesa e, ao mesmo tempo, abrir novas portas às exigências e potencialidades do jornalismo na era digital”, acrescenta o diretor.

Já Cristina Soares, presidente do conselho de administração do jornal, reconhece os resultados objetivos pela equipa do Público durante a liderança de Manuel Carvalho e refere que David Pontes “é um profissional da casa amplamente reconhecido pelos seus pares e colegas”, lê-se no Público.

“Com a colaboração de todos e um renovado ânimo da direção, estamos convictos de que o Público reforçará a sua condição de jornal digital de referência, assumindo ao mesmo tempo novos e indispensáveis desafios para reforçar o seu jornalismo, os desejos e ambições da equipa e lançando um plano de rejuvenescimento que garanta a solidez do jornal no futuro próximo”, acrescenta Cristina Soares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.