É oficial. Finlândia é o 31.º Estado-membro da NATO

  • Lusa
  • 4 Abril 2023

"Com a entrega destes documentos, declaramos a Finlândia o 31.º Estado-membro da Aliança [Atlântica]", disse Antony Blinken.

A Finlândia já é o 31.º Estado-membro da NATO e a adesão foi esta terça-feira oficializada com a entrega da documentação pelo secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken.

Com a entrega destes documentos, declaramos a Finlândia o 31.º Estado-membro da Aliança [Atlântica]“, disse Blinken durante a cerimónia no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas, na Bélgica, onde foi içada pela primeira vez a bandeira do país nórdico ao lado das bandeiras dos outros Estados-membros.

Os EUA são um dos países signatários do tratado que deu origem à Aliança Atlântica em 1949. Portugal também integra o grupo de 12 membros fundadores da NATO. A adesão oficial de Helsínquia realiza-se no mesmo dia em que a NATO celebra 74 anos de existência.

Suécia diz estar mais segura com adesão da Finlândia mas espera ingressar

O ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billstrom, afirmou que o seu país vai beneficiar da segurança fornecida pela Finlândia com a adesão à NATO hoje formalizada, mas também espera ingressar em breve na Aliança Atlântica. “Estamos muito contentes pelos irmãos e irmãs” da Finlândia, indicou Billstrom aos ´media’ na chegada à sede da NATO em Bruxelas.

“Vai ser benéfico para a segurança na Suécia e da Finlândia”, assegurou, antes de frisar que “se o nosso vizinho se converte agora em membro de pleno direito da NATO significa seguramente que seremos membros quando for celebrada a cimeira da NATO em Vilnius”, em julho.

Billstrom referia-se ao objetivo delineado pelo país escandinavo, e quando dois Estados-membros da NATO, a Hungria e a Turquia, ainda não ratificaram a adesão, com o segundo a alegar que Estocolmo não adotou medidas suficientes para o que designa de “organizações terroristas” curdas. “A nossa ambição é que iremos trabalhar sem descanso para nos convertermos em membros da NATO. É uma questão da maior importância para a Suécia”, sustentou.

Gostaríamos que [a adesão] ocorresse logo que possível”, disse o ministro sueco, defendendo que “não há razão” para que nem o Parlamento turco nem o húngaro registem “mais atrasos” para completar o processo de ratificação, pelo facto de o país nórdico ter cumprido “todos os requisitos” após receber o estatuto de “convidado”.

Esta situação permite à Suécia participar nas reuniões e estruturas da NATO, mas sem a possibilidade de ativar a defesa coletiva que garante o artigo 5º do Tratado de Washington a todos os membros integrados na organização militar aliada. Já a chefe da diplomacia do Canadá, Mélanie Joly, congratulou-se pela adesão à NATO de mais uma nação ártica, desejando ainda que a Suécia também de junte em breve à organização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É oficial. Finlândia é o 31.º Estado-membro da NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião