Linha de Évora arrisca só ficar pronta em 2025 e perder fundos europeus

  • ECO
  • 6 Abril 2023

Segundo a Mota-Engil e a Teixeira Duarte, responsáveis pela colocação da via e catenária, há atrasos por não terem ainda sido entregues as plataformas a cargo da Comsa e da Sacyr.

A construção da ligação ferroviária entre Évora e a fronteira espanhola arrisca ficar concluída apenas em 2025 devido aos atrasos que se verificam nos troços que estão a cargo dos consórcios da Sacyr e da Comsa, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Isto antecipa para a Infraestruturas de Portugal (IP) um problema com o financiamento comunitário, já que esta linha está incluída no plano Ferrovia 2020, que exige que os projetos estejam concluídos até ao final de 2023, e não é reprogramável para o Plano Nacional de Investimentos 2030.

Fonte oficial do consórcio da Mota-Engil e da Teixeira Duarte, responsável pela colocação da via e catenária em toda a extensão da linha, confirmou haver atrasos nos trabalhos, pelos quais responsabiliza o facto de “não ter sido ainda disponibilizada a entrada em obra em dois troços”, isto é, por não ter tido autorização para iniciar a colocação de via nas plataformas a cargo da Comsa e da Sacyr, que não foram ainda entregues.

No website da IP, é possível verificar os atrasos na entrega das plataformas. No caso do troço a cargo da Comsa, estava previsto que fosse disponibilizado em janeiro de 2022, pelo que soma já um atraso de cerca de 15 meses. No caso da terceira plataforma, a cargo da Sacyr, a data para a sua disponibilização termina no início de maio, mas, segundo o Negócios, os atrasos serão neste momento de mais de seis meses.

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