Chega pede ao PSD para avançar com moção de censura ao Governo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Abril 2023

Por já ter apresentado moção de censura na atual sessão legislativa, o líder do Chega lançou o apelo ao único partido à direita que ainda o pode fazer. André Ventura fala em "espetáculo degradante".

O Chega apelou esta segunda-feira ao PSD para que apresente “com urgência” uma moção de censura ao Governo liderado por António Costa, prometendo que, se os social-democratas não o fizerem, apresentará “nos primeiros dias de setembro” uma moção de censura ao Executivo, se este continuar em funções.

“A mentira, a corrupção, o abuso de poder, a promiscuidade entre as instituições, a tentativa de enlamear o Presidente da República e de minar o seu comportamento não podem passar impunes. O que estamos a assistir é um dos pontos mais baixos da confiança nas instituições nos últimos anos e não nos parece que tal possa subsistir sem que seja posto fim a este Governo“, argumentou o líder do Chega, André Ventura, em conferência de imprensa.

Referindo-se ao teor do polémico e-mail do ex-secretário de Estado Hugo Mendes sobre uma eventual mudança de data de um voo que tinha como passageiro o chefe de Estado, André Ventura afirmou que “este espetáculo degradante apenas terminará se este Governo for afastado”.

O apelo do presidente do Chega ao PSD deve-se ao facto de este ser o único partido que ainda pode apresentar uma moção de censura à direita, visto que o Chega e a Iniciativa Liberal já o fizeram na atual sessão legislativa. Além disso, “à esquerda vão tentar segurar o Governo com tudo o que for possível”, justificou Ventura.

“Este é o momento em que os partidos devem mostrar de que lado estão e que opções tomam para o futuro. Sem medo de eleições e sem medo da escolha. Há sempre alternativa e o medo de qualquer alternativa de que não gostamos é sempre melhor do que o pântano de instituições e da corrupção degradada a que estamos a assistir”, frisou.

As declarações de André Ventura surgem depois de o primeiro-ministro ter afirmado, esta manhã, que considera “gravíssimo” o e-mail que o ex-secretário de Estado Hugo Mendes enviou à presidente executiva da TAP sobre o Presidente da República — e que teria obrigado à sua demissão na hora.

Luís Montenegro já acusou António Costa de fugir às responsabilidades. “Só acha isto gravíssimo? Então fazer reunião entre CEO, PS e Governo para preparar audição, ter ministro e ex-ministro a faltar à verdade, ser o Governo a preparar as respostas da TAP, isso é tudo normal? Isto não é habilidade, é fuga às responsabilidades“, escreveu esta segunda-feira o líder da oposição no Twitter.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chega pede ao PSD para avançar com moção de censura ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião