Media

Europa financia consórcio com 1,5 milhões de euros para residências de jornalistas de ciência

Rafael Ascensão,

Durante a vigência do programa serão financiadas entre 30 a 40 residências em toda a Europa por períodos de entre três e cinco meses.

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) atribuiu 1,5 milhões de euros a um consórcio europeu para financiar residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação. António Granado e Ana Sanchez, professores da Universidade Nova de Lisboa, integram o consórcio.

Com a denominação de Frontiers, o projeto funcionará entre 2023 e 2027 visando a promoção da independência jornalística e a cobertura de investigação de ponta, refere em comunicado a Universidade Nova de Lisboa.

“É um orgulho enorme para a Nova ver os resultados da colaboração entre duas das suas escolas, a FCSH e o ITQB, incluindo o seu Mestrado em Comunicação de Ciência e o seu “spin-off”, o programa ‘90 Segundos de Ciência’, reconhecidos internacionalmente, ao mais alto nível europeu, com um financiamento do ERC”, diz João Sàágua, reitor da universidade, citado no comunicado.

A comissária europeia para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, citada em comunicado da ERC, refere que “para se comunicar investigação eficazmente e para se combater a desinformação, precisamos de jornalistas profissionais e comprometidos. Eu congratulo esta iniciativa porque quanto mais informarmos sobre os benefícios da ciência, mais fortes serão os laços que unem cidadãos e investigadores. Eu acredito que esses laços são uma peça-chave para o futuro da ciência e fico contente que os jornalistas estejam a contribuir para esse esforço“.

Os jornalistas interessados poderão concorrer a nível europeu a três fases de candidatura a serem anunciadas, sendo que as propostas vão ser objeto de avaliação por parte de uma comissão independente. Durante a vigência do programa serão financiadas entre 30 a 40 residências em toda a Europa por períodos de entre três e cinco meses.

Segundo avançou António Granado ao Público, para participarem no programa, terão de ser os jornalistas a apresentar uma candidatura para a realização de uma residência numa instituição de ciência europeia. Ou seja, “a ideia deve partir do jornalista e o consórcio providenciará as condições financeiras à sua execução”, explica o professor da Nova e ex-jornalista.

Ao mesmo jornal, a professora Ana Sanchez adiantou que “as propostas dos jornalistas poderão abranger todo o tipo de trabalhos jornalísticos, projetos de livros ou qualquer outro tipo de produções de divulgação de ciência de ponta”, acrescentando que se espera que ao longo do tempo também “o público e os decisores políticos possam ter um contacto mais concreto com a ciência europeia.”

O objetivo da iniciativa passa por financiar as estadias dos jornalistas de modo a apoiá-los a si e às instituições de acolhimento para que haja uma formação em cobertura científica independente e eticamente responsável que seja capaz de capaz de promover uma aprendizagem mútua entre jornalistas e investigadores.

O Frontiers vai também propor um conjunto de um conjunto de princípios éticos, de boas práticas e de diretrizes para as bolsas jornalísticas, bem como irá desenvolver um modelo de sustentabilidade a longo termo, explica o Conselho Europeu de Investigação.

“As instituições científicas de qualquer área do conhecimento serão convidadas a manifestar o seu interesse em receber os jornalistas e a criar as condições necessárias à realização do projeto”, explica também a Universidade Nova de Lisboa, sobre quem recai a responsabilidade da comunicação do projeto e da realização da conferência final. Nessa sessão será apresentado um guia, baseado na experiência do projeto, para que “possa ser usado por outras instituições interessadas em replicar um projeto de residências semelhante”.

O consórcio do Frontiers, além da Universidade Nova de Lisboa, conta com a Universidade Pompeu Fabra (Espanha), o Centro para a Ética em Ciência e Jornalismo (Itália) e a empresa Enspire Science (Israel) como elementos integrantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.