Mercadona está a baixar preços de alguns produtos em Portugal

Mercadona sinaliza que "tem o compromisso de baixar os preços de venda ao público quando os preços de custo descem" e confirma que "estão a ser realizados vários ajustes de preços" em Portugal.

A cadeia de supermercados Mercadona “tem o compromisso de baixar os preços de venda ao público quando os preços de custo descem”. Nesse sentido, confirma que “estão a ser realizados vários ajustes de preços” no mercado português e espanhol, mas não indica que produtos são abrangidos pela descida, que não estará relacionada com o cabaz de “IVA zero” acordado pelo Governo com a produção e a distribuição.

“A Mercadona, como parte do seu modelo de gestão, tem o compromisso de baixar os preços de venda ao público quando os preços de custo descem. Isto depende das condições comerciais aplicadas a cada produto e pode haver variações entre os países. Efetivamente estão a ser realizados vários ajustes de preços, tanto em Espanha como em Portugal”, confirmou fonte oficial da cadeia espanhola ao ECO.

A reação surge depois de o grupo liderado por Juan Roig ter anunciado na quarta-feira que vai baixar, já a partir deste mês, o preço de 500 produtos de consumo diário nos supermercados em Espanha. A medida vai vigorar até ao final do ano, sendo, que, segundo os cálculos da Mercadona, permitirá uma poupança de 150 euros por ano por cliente. Quanto ao impacto nas margens de lucro da empresa, será de 0,6 pontos percentuais.

Os produtos abrangidos por esta medida estarão devidamente identificados e incluem conservas, laticínios, frutos secos, óleos, comida para animais, pastelaria, produtos de limpeza e cuidado do lar, perfumaria, entre outros, de acordo com a imprensa espanhola.

Quanto a Portugal, ao ECO fonte oficial da Mercadona sublinha que está a implementar uma medida semelhante à de Espanha, com baixas de preços em alguns produtos, mas escusa-se a adiantar que produtos estão em causa.

Com 39 lojas em território nacional, a Mercadona fechou o ano passado com um volume de vendas de 737 milhões de euros, uma subida de quase 78% face aos 415 milhões de euros registados no mercado português em 2021, de um total de vendas de 31.041 milhões de euros, um crescimento de 11%. No final de 2022, ultrapassou o Minipreço nas vendas, posicionando-se como o sexto maior operador no mercado português. Este ano, a cadeia espanhola pretende abrir mais 10 supermercados em Portugal, num investimento que ronda os 280 milhões de euros e que permitirão criar cerca de 650 novos empregos ao longo do ano.

A taxa de inflação em Portugal recuou para 7,4% em março, menos 0,8 pontos percentuais em relação ao mês anterior, à boleia da descida dos preços dos produtos energéticos e dos produtos alimentares não transformados, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Foi o quinto mês de descidas no índice de preços no consumidor, que, apesar de continuar num nível historicamente elevado, está no valor mais baixo em quase um ano.

Para colmatar a escalada de preços da alimentação, o Governo alcançou um acordo com a produção e com a distribuição, tendo em vista a isenção do IVA num conjunto de bens alimentares. O diploma já foi promulgado pelo Presidente da República, e deverá entrar em vigor já no próximo dia 18 de abril, mantendo-se até ao final de outubro.

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