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Vendas online e valor médio de compra descem 2% e 7% face ao trimestre anterior

Rafael Ascensão,

Os consumidores também pesquisaram mais (6%) antes de realizarem as compras, uma vez que o volume de tráfego online cresceu, ao contrário do número de vendas ou do volume de pedidos.

No primeiro trimestre do ano, as vendas online a nível global registaram um decréscimo de 2%, face ao trimestre anterior, tendência de quebra acompanhada pelo valor médio de compra, que também registou uma descida de 7%.

Estes resultados são divulgados pela Salesforce, empresa tecnológica multinacional de customer relationship management (CRM), no seu relatório “Shopping Index”, que analisa os comportamentos de compra a nível mundial, com dados de mais de 1,5 mil milhões de consumidores de mais de 67 países.

Depois de o último trimestre de 2022 ter registado um aumento de compras a nível global – crescimento para o qual contribuíram as épocas festivas – o primeiro trimestre de 2023 arrancou em sentido descendente. No que concerne ao valor médio por compra, este passou de 2,85 dólares (2,60 euros) para 2,30 dólares (2,10 euros), uma descida de 7%.

Espanha contraria esta tendência global, registando um crescimento de 19% nas vendas online, evolução apenas superada pela da região do Médio Oriente e África. No entanto, Espanha também registou uma quebra no preço médio de compra, que passou de 1,14 (1,04 euros) para 1,07 dólares (98 cêntimos).

Segundo o relatório, em 2022, os compradores também passaram a escolher as marcas com base no preço do produto e nas promoções, em vez de na disponibilidade do mesmo ou da conveniência de atendimento.

A nível global, à medida que as condições económicas se deterioravam, os consumidores tornaram-se mais sensíveis ao preço, revelando que o principal motivo pelo qual trocaram de marca nesse ano foi o fator preço“, refere-se em comunicado.

Os consumidores também pesquisaram mais antes de realizarem as compras (+6%), uma vez que o volume de tráfego online cresceu, ao contrário do número de vendas ou do volume de pedidos. São já cinco trimestres consecutivos de crescimento do tráfego registado, apesar de serem também cinco trimestres consecutivos de queda no volume de pedidos. O “Shopping Index” divulga ainda que o número de unidades vendidas por cada transação diminuiu 6% em todo o mundo.

Estes dados “revelam assim que cada visita ao site de uma loja é menos lucrativa, quando analisamos o total de vendas online dividido pelo total de visitas. O desenvolvimento de estratégias de marketing que utilizam segmentação de público, personalização e mensagens inteligentes são as melhores estratégias para contrariar a tendência“, refere a Salesforce em nota de imprensa.

Segundo outros dados do relatório, 81% dos consumidores planeia avaliar os seus orçamentos ao longo dos próximos 12 meses, dando prioridade às experiências personalizadas, pelo que “os operadores de retalho que não estejam focados no aumento da personalização e eficiência vão ver os seus negócios em risco“, lê-se ainda no comunicado.

Recentemente a Salesforce uniu esforços com o Google Merchant Center, lançando uma solução que permite aos produtores mostrar os seus produtos nos canais Google. A parceria visa ajudar os comerciantes a mostrar online os seus produtos de lojas locais, com informações precisas e atualizadas.

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