Aliados ponderam proibição quase total às exportações para a Rússia

  • ECO
  • 20 Abril 2023

Grupo das sete economias mais industrializadas do mundo estão a considerar uma proibição quase total das exportações para a Rússia para pressionar Putin a terminar com a guerra na Ucrânia.

Alguns dos países aliados da Ucrânia, incluindo os EUA, estão a considerar avançar para uma proibição quase total das exportações para a Rússia, num renovado esforço para pressionar economicamente o regime de Putin para colocar um ponto final à guerra.

O G7 – grupo das principais economias do mundo – está a discutir a ideia nas vésperas da cimeira de líderes que terá lugar no Japão no próximo mês, avançaram várias fontes próximas do assunto citadas pela agência Bloomberg (conteúdo em inglês). A União Europeia também poderá juntar-se. A proposta ainda está a ser discutida e pode mudar.

Em cima da mesa está a possibilidade de mudar o regime de sanções existentes, passando todas as exportações a estarem proibidas, a menos que estejam isentas dessa proibição. Atualmente, todas as exportações são permitidas, menos aquelas que estão abrangidas pelas medidas restritivas que já foram impostas a Moscovo desde o início da guerra na Ucrânia, há mais de um ano.

Se a medida tiver luz verde, a lista de exclusões teria de ser acordada e muito provavelmente remédios e produtos agrícolas – incluindo alimentos – deveriam continuar a poder ser vendidos à Rússia, revelou uma das fontes.

Ainda assim, há obstáculos sérios para a implementação da medida. Para entrar em vigor na União Europeia, os novos critérios teriam de ser adotados por todos os Estados-membros, o que daria lugar a um intenso debate, também tendo em conta a reação das empresas que ainda vendem mercadorias para a Rússia. Além disso, também há o risco de retaliação de Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aliados ponderam proibição quase total às exportações para a Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião