Salário mais baixo da Função Pública vai descontar IRS

  • ECO
  • 21 Abril 2023

Governo atualiza as tabelas de IRS para acomodar o aumento de 1% na Função Pública. Pela primeira vez, o salário mais baixo perde isenção e vai descontar 4,62 euros por mês para o Fisco.

Pela primeira vez, o salário mais baixo da Função Pública, que em maio sobe para 769,2 euros com o aumento de 1%, vai descontar IRS. O Governo atualizou as tabelas de retenção na fonte de modo a acomodar a subida, mas não isentou a Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP) que é superior ao salário mínimo no setor privado (760 euros), escreve esta sexta-feira o Dinheiro Vivo.

Assim, segundo os cálculos do jornal, os cerca de 124 mil funcionários públicos que recebem o vencimento mais baixo vão passar a reter 0,6%, ou seja 4,62 euros, por mês com base nas novas tabelas de retenção na fonte do IRS, que vão vigorar em maio e junho.

Desta forma, os trabalhadores do Estado com uma remuneração mensal bruta de 769,2 euros recebem 764,58 euros líquidos. Ou seja, o aumento mensal líquido é de 3,3 euros face à atual remuneração de 761,58 euros. Mas caso as Finanças não tivessem corrigido as tabelas de IRS, estes funcionários iriam sofrer um corte de 7,76 euros no ordenado que passava para 753,82 euros líquidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mais baixo da Função Pública vai descontar IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião