Cinco maiores famílias da bolsa vão ganhar 620 milhões em dividendos

  • ECO
  • 28 Abril 2023

A família que detém a dona dos supermercados Pingo Doce é a que vai receber a maior parcela. São cerca de 194,3 milhões de euros.

As famílias Soares dos Santos, Azevedo, Amorim, Queiroz Pereira e Mota vão encaixar 620 milhões de euros em remuneração acionista proveniente das participações que detêm nas cotadas do PSI, avança o Jornal de Negócios. Enquanto acionistas das maiores empresas da bolsa de Lisboa, vão receber, ao longo das próximas semanas, os dividendos relativos ao exercício de 2022.

Destas todas, a família que detém a Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, é a que vai receber a fatia maior. Os Soares dos Santos têm a receber cerca de 194,3 milhões de euros, mesmo depois de a cotada ter decidido diminuir o dividendo para 55 cêntimos por ação, menos 30% face ao dividendo do ano anterior, nota o jornal.

Em segundo lugar, as herdeiras da família Queiroz Pereira — as irmãs Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira –, detêm, através da Sodim, a maioria do capital da Semapa, o que lhes vai render mais de 63 milhões em dividendos. A esta parcela acrescem ainda cerca de 116,5 milhões de euros referentes à participação da Semapa na Navigator. O total a receber atinge, assim, 179,6 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco maiores famílias da bolsa vão ganhar 620 milhões em dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião