Augusto Santos Silva inicia visita de dois dias à Ucrânia. Chega e PCP ficam de fora

  • Lusa
  • 2 Maio 2023

Presidente da Assembleia da República realiza esta terça e quarta-feira uma visita oficial à Ucrânia, a convite do homólogo Ruslan Stefanchuk. Da agenda faz parte um encontro com Volodymyr Zelensky.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, inicia esta terça-feira uma visita oficial de dois dias à Ucrânia, acompanhado por deputados das bancadas do PS, PSD, IL e BE. De fora ficaram o Chega e o PCP.

“O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, acompanhado por uma delegação parlamentar, realiza hoje [terça-feira, dia 2 de maio] e amanhã [quarta-feira, dia 3] uma visita oficial à Ucrânia, a convite do seu homólogo Ruslan Stefanchuk, que preside ao Conselho Supremo da Ucrânia, Verkhovna Rada, o órgão de poder legislativo do país”, informou o gabinete.

O programa da visita, em Kiev, “inclui a realização de encontros institucionais ao mais alto nível, nomeadamente com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o presidente do parlamento, Ruslan Stefanchuk, e com o primeiro-ministro, Denys Shmygal”.

“Está também previsto um encontro com os estudantes de português no Departamento de Filologia da Universidade de Kiev”, acrescenta a nota.

O gabinete do presidente da Assembleia da Republica informa ainda que Santos Silva estará acompanhado nesta vista por uma delegação parlamentar composta pelos deputados Eurico Brilhante Dias, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Jorge Paulo de Oliveira, do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, João Cotrim de Figueiredo, do Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal, e Isabel Pires, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

Na semana passada, o presidente da Assembleia da República anunciou que excluiu o Chega, o terceiro maior partido, das delegações das visitas a parlamentos estrangeiros, após o incidente na sessão de boas-vindas a Lula da Silva, no dia 25 de Abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Augusto Santos Silva inicia visita de dois dias à Ucrânia. Chega e PCP ficam de fora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião