Dívida pública subiu para 114% do PIB no 1º trimestre

A dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou para 279,3 mil milhões de euros em março. Evolução deriva do crescimento das responsabilidades em depósitos.

A dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou para 279,3 mil milhões de euros em março, adianta o Banco de Portugal esta terça-feira. Esta evolução dita também a subida do rácio da dívida, que passou no primeiro trimestre a ser de 114% do PIB, acima dos 113,9% registados no final do ano passado.

O rácio da dívida pública vinha a reduzir-se desde o segundo trimestre de 2021, interrompendo agora essa queda com uma subida de 0,1 pontos percentuais relativamente ao final de 2022. O Governo estima, no Programa de Estabilidade, acabar 2023 com a dívida pública a representar 107,5% do PIB, pelo que esta redução terá de ocorrer nos próximos trimestres.

A dívida subiu à boleia dos certificados de aforro, cujas aplicações estão no valor mais elevado de sempre e fazem aumentar as responsabilidades em depósitos, em 3,0 mil milhões de euros. Segundo o Banco de Portugal, as emissões de certificados de aforro ascenderam a 3,5 mil milhões de euros.

Por outro lado, essa subida foi contrabalançada pelas amortizações líquidas de títulos de dívida, que representaram uma redução de 2,7 mil milhões de euros no primeiro trimestre.

O organismo liderado por Mário Centeno adianta ainda que os depósitos das administrações públicas aumentaram 2,5 mil milhões de euros, sendo que “deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 2,1 mil milhões de euros, para 256,0 mil milhões de euros”.

É de sinalizar que para o cálculo da dívida pública em percentagem do PIB, o BdP utiliza o valor nominal do PIB divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública subiu para 114% do PIB no 1º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião