Alcoutim já usa reservas de água que deviam ser consumidas no verão

  • ECO e Lusa
  • 4 Maio 2023

A seca já é visível nos campos do nordeste algarvio e está a ameaçar as reservas aquíferas e alimentares que as atividades agrícolas e pecuárias deveriam consumir no verão, alerta autarca de Alcoutim.

“Estamos a adiantar o consumo dessas reservas e, quiçá, a perigar para o futuro algumas dessas reservas que vão esgotar, quer ao nível dos aquíferos, quer ao nível das próprias rações para os animais, dos prados permanentes e da vegetação espontânea, que neste momento está seca”, alerta o presidente Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves.

O autarca está preocupado com a ameaça eminente das reservas aquíferas e alimentares que as atividades agrícolas e pecuárias deveriam consumir no verão. Mais ainda, a situação naquela zona do Algarve faz antever grandes dificuldades para o resto do ano, uma vez que estão já a ser usadas as reservas de água que deveriam ser consumidas apenas durante a estação seca, no verão.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim fez um retrato da seca no município do distrito de Faro, onde os efeitos da falta de chuva e de água já são visíveis, porque “o campo está completamente seco” e “não há humidade no solo“, uma situação idêntica a como se já tivesse chegado o mês de junho.

“Eu tenho algumas árvores de fruto no meu quintal e este ano não tenho fruto nenhum, porque o próprio calor — e eu associo isto a calor na altura da flor – matou aquilo tudo”, exemplificou, frisando que não tem dados científicos para sustentar esta avaliação, baseando-se apenas “no que está aos olhos de toda a gente”.

Osvaldo Gonçalves observou que, em Alcoutim, não há uma grande pressão em termos de agricultura de regadio ou de rebanhos intensivos, sobretudo de bovinos, que são aqueles que mais consomem água. O autarca notou que, mesmo nos ovinos e caprinos, a pressão não é muito relevante, porque “infelizmente já houve muitos mais rebanhos do que aqueles que há neste momento”.

Os produtores de gado e agricultores que ainda subsistem no concelho estão já a deparar-se com dificuldades causadas pela falta de chuva e pela seca, que é considerada severa em algumas zonas do sotavento (leste) algarvio, alertou o autarca. “Essas pessoas começam a sentir uma preocupação relativamente àquilo que é o presente, que são os prados permanentes que se deveriam de manter, pelo menos, até ao final do mês e que, entretanto, estão a ficar já completamente deteriorados”, destacou.

As forragens que foram semeadas nasceram, mas não progrediram, as sementeiras apenas cresceram e tudo o que se plantou para assegurar a subsistência nos próximos meses “não maturou, nem sequer espigou”, precisou o edil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alcoutim já usa reservas de água que deviam ser consumidas no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião