Alentejo vai ter “aceleradora” para comércio digital na região

  • Lusa
  • 4 Maio 2023

Capacitar digitalmente as empresas do Alentejo é o grande propósito da aceleradora para o comércio digital na região.

A capacitação tecnológica das empresas do Alentejo é o grande objetivo da aceleradora para o comércio digital que um consórcio liderado pela Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja (ACSTDB) vai implementar na região.

O projeto tem o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e, de acordo com um comunicado da associação sediada em Beja, terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas” da região.

“A mais-valia [deste projeto] é possibilitar às micro e pequenas empresas informatizar algum serviço que tenham, […] através de ajudas até 2.000 euros a fundo perdido“, explicou à agência Lusa o presidente da ACSTDB, João Rosa.

Segundo o responsável, a iniciativa “ainda está numa fase inicial”, estimando que o processo seja “operacionalizado entre o terceiro e quarto trimestre deste ano“.

Para João Rosa, a capacitação digital “é, sem dúvida alguma, uma necessidade na região“. Mais ainda, justifica, quando “o tecido empresarial tem poucas habilitações, pouca informação, e se tem de trabalhar no sentido de isto ir melhorando”.

A mais-valia [deste projeto] é possibilitar às micro e pequenas empresas informatizar algum serviço que tenham, […] através de ajudas até 2.000 euros a fundo perdido.

João Rosa

Presidente da Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja (ACSTDB)

A ACSTDB explica ainda que o consórcio, que coordena, integra ainda associações empresariais e comerciais dos distritos de Santarém, Portalegre, Évora e Setúbal.

Na nota é ainda referido que o consórcio do Alentejo, juntamente com o do Algarve, liderado pela Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV), apresentaram o projeto BolMerc B2B — Aceleradora Alentejo e Algarve ao concurso do PRR destinado às Aceleradoras de Comércio Digital, tendo sido vencedores.

A iniciativa terá por objetivo “capacitar digitalmente as empresas de ambos os territórios, com recurso a ferramentas de diagnóstico e adaptando tecnologicamente as estruturas de apoio e proximidade com as diferentes associações e agentes públicos e privados”.

Os sete consórcios vencedores do concurso do PRR para a implementação de Aceleradoras de Comércio Digital foram revelados a 26 de abril, numa cerimónia em Lisboa, presidida pelo ministro da Economia, António Costa Silva.

O programa, com uma dotação total de 55 milhões de euros, “irá, em todo o território nacional, capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares, no seu desenvolvimento e maturidade digital”, explicou o Ministério em comunicado. Ainda segundo o Ministério da Economia, a medida irá abranger 30 mil empresas e tem várias fases.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alentejo vai ter “aceleradora” para comércio digital na região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião