Após choque frontal com Costa, Marcelo vai falar ao país às 20 horas

Presidente da República deverá pronunciar-se sobre a crise política, após ter discordado da decisão de António Costa de manter João Galamba como ministro das Infraestruturas.

O Presidente da República vai falar ao país às 20 horas desta quinta-feira, sendo esperado que se pronuncie sobre o caso João Galamba, em que houve uma discordância pública sobre a permanência no cargo do ministro das Infraestruturas no cargo.

Após várias polémicas envolvendo João Galamba, o ministro reuniu com António Costa na terça-feira de manhã. O primeiro-ministro encontrou-se depois com Marcelo Rebelo de Sousa, e, à noite, surgiu a demissão de Galamba. No entanto, Costa decidiu não aceitar a demissão do ministro, numa reviravolta anunciada numa declaração na residência do primeiro-ministro.

A resposta de Marcelo veio sob a forma de um comunicado, onde assumiu que discordava da decisão de António Costa, apesar de não ter o poder de demitir ministros sem ser por propostas. Desde aí, o Presidente da República manteve-se em silêncio sobre a questão, prometendo apenas aos jornalistas, numa saída para comer um gelado, que iria falar ao país, ainda em data incerta.

Será então esta quinta-feira que a comunicação irá acontecer, antes de Marcelo partir para Londres. Nos últimos meses muito se tem falado sobre a possibilidade de uma dissolução da Assembleia da República, devido à sucessão de casos e polémicas envolvendo membros do Executivo de António Costa. No entanto, em abril, Marcelo afastou essa possibilidade, elencando vários motivos para tal, nomeadamente a conjuntura económica e a execução do Plano de Recuperação e Resiliência.

Da parte de António Costa também não surgiram muitos mais comentários ao assunto, sendo que quando questionado pelos jornalistas esta quarta-feira sobre uma possível dissolução, respondeu que “nunca [teme] receber telefonemas do Sr. Presidente da República”.

Quer se avance para uma dissolução ou não, o certo é que a estabilidade governativa será difícil nos próximos tempos, segundo sinalizaram politólogos ao ECO.

(Notícia atualizada às 12h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após choque frontal com Costa, Marcelo vai falar ao país às 20 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião