Banco americano PacWest estuda potencial venda, após ações afundarem 50%

  • ECO
  • 4 Maio 2023

PacWest está a ser abordado por potenciais parceiros e investidores e a rever as opções estratégicas. Ações do banco afundaram 50% na quarta-feira com notícias sobre debilidade financeira.

A crise bancária nos Estados Unidos ganhou um novo capítulo. O PacWest Bank, com sede na Califórnia, anunciou que está a ser abordado por potenciais parceiros e investidores e a rever as opções estratégicas. Na quarta-feira, as ações do banco afundaram 50%, depois de a Bloomberg ter noticiado que a instituição financeira está a estudar uma possível venda ou aumento de capital para enfrentar as dificuldades financeiras.

Em comunicado, o PacWest adiantou que está a analisar “todas as opções para maximizar o valor para o acionista”. De acordo com duas fontes próximas do processo, ouvidas pelo Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês), instruiu o banco de investimentos Piper Sandler para o ajudar a explorar opções estratégicas, incluindo uma possível venda. Contudo, ainda não houve uma abertura formal do processo de venda e em cima da mesa está ainda um novo aumento de capital.

Esta decisão ocorre dias depois de a agência federal norte-americana ter anunciado que o JPMorgan Chase Bank vai assumir todos os depósitos e a maior parte dos ativos do First Republic Bank. Foi o terceiro terceiro banco americano a colapsar em dois meses, após a queda inicial do Silicon Valley Bank.

Há algumas semanas, o PacWest revelou ter levantado 1,4 mil milhões de dólares através de um empréstimo da Atlas SP Partners. Com sede em Beverly Hills, o banco informou no final do mês passado que perdeu mais de 5 mil milhões em depósitos durante o primeiro trimestre, mas assegurou que conteve os levantamentos e recebeu mais de mil milhões de dólares em depósitos desde março. As ações do banco caíram mais de 77% desde o início desse mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco americano PacWest estuda potencial venda, após ações afundarem 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião