ANA apresentou contas de 16,9 milhões de euros pelo aeroporto do Montijo

  • ECO
  • 10 Maio 2023

Concessionária comunicou ao Estado encargos de 16,9 milhões de euros com os estudos relativos ao aeroporto complementar do Montijo.

A ANA – Aeroportos de Portugal comunicou ao Estado que suportou encargos de 16,9 milhões de euros com os estudos relativos ao aeroporto do Montijo, um valor que entende dever ser considerado como parte dos investimentos no projeto, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago).

No relatório de atividades, gestão e contas de 2022, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) dá conta de um “pedido de ressarcimento” desses encargos por parte da concessionária, designadamente os da avaliação de impacte ambiental, embora sem referir o valor do pedido, nem o sentido do parecer que foi chamado a emitir e submeteu ao Estado no ano passado.

Fonte oficial da ANA confirmou “ter informado o concedente, em 2021, do valor – de 16,9 milhões de euros – relativo aos encargos suportados para a realização do projeto de desenvolvimento da capacidade aeroportuária, apresentado em 2017 no âmbito da alternativa do concessionário ao NAL (novo aeroporto de Lisboa) e com acolhimento favorável por parte do concedente”. “O valor dos estudos realizados deve ser integrado como parte dos investimentos considerados para o projeto referido”, disse, recusando tratar-se de um pedido de ressarcimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANA apresentou contas de 16,9 milhões de euros pelo aeroporto do Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião