Ideias +M

Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para fatores de risco

+ M,

A campanha Maio Mês do Coração, que alerta para os riscos do colesterol elevado, é da Dentsu Creative.

Três em cada quatro portugueses não sabem qual é o valor do seu colesterol e apenas 26% conhece o seu valor e a relevância que o colesterol tem enquanto fator de risco. Estes são dois dos dados do estudo “Os Portugueses e o Colesterol 2023”, promovido pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e realizado pela GFK Metris.

Mais, “cerca de dois terços da população adulta portuguesa tem o seu colesterol elevado, uma patologia grave sobre a qual é fundamental fazer prevenção e aumentar a literacia“, descreve a Fundação Portuguesa de Cardiologia, que dedica este ano a campanha “Maio, Mês do Coração” ao tema.

“Os valores elevados de colesterol não causam sintomas e, quando estes ocorrem, podem ser graves e súbitos, manifestando-se, por exemplo, sob a forma de dor no peito devido a angina de peito ou enfarte do miocárdio ou mesmo morte súbita, sendo, por isso, fundamental instruir a população sobre o colesterol e as suas implicações”, alerta Manuel Oliveira Carragtea, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A campanha, apresentada esta quinta-feira, pretende então dar a conhecer o estado atual das doenças cardiovasculares em Portugal e qual a importância que o controlo do colesterol, enquanto fator de risco assume na prevenção destas patologias.

Assinada pela Dentsu Creative e com produção da Rocky Studio, a campanha vai marcar presença em televisão, rádio e imprensa e também em espaços e eventos de grande afluxo, como hipermercados ou eventos desportivos.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia quer, através da sua Campanha de sensibilização, “tornar visível o que não se vê nem se sente – o ‘mau’ colesterol (LDL)”, que só se vê que está elevado quando são feitas análises.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de um terço do total das mortes e, em média, morrem cerca de 80 pessoas por dia devido a patologia cardiovascular, prossegue em comunicado a Fundação, afirmando ainda que cerca de oito em cada 10 óbitos de causa cardiovascular que ocorrem antes dos 70 anos podiam ser evitados se estivessem controlados os níveis de colesterol LDL.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.