5 coisas que vão marcar o dia

No arranque desta semana o Ministério da Educação volta a reunir com os sindicatos. Já o BCP apresenta os resultados do trimestre e Comissão Europeia divulga as previsões económicas da primavera.

A semana começa marcada pelo regresso ao diálogo entre o Ministério da Educação e os sindicatos sobre os efeitos assimétricos decorrentes do descongelamento das carreiras. Na banca, o BCP vai divulgar os resultados que obteve no primeiro trimestre do ano e o Banco de Portugal os números referentes aos créditos ao consumo. Ao mesmo tempo, é a vez da Comissão Europeia apresentar as suas previsões económicas da primavera. Já o Eurostat vai publicar dados sobre as dormidas em alojamentos turísticos registadas no segundo mês do ano.

Sindicatos dos professores reúnem com Ministério

O Ministério da Educação volta a reunir com os sindicatos do setor, tendo em vista a discussão sobre os efeitos assimétricos decorrentes do descongelamento das carreiras. As negociações tinham terminado a 21 de abril sem acordo. O Governo propõe-se a compensar alguns professores – numa medida cujo impacto está estimado em 161 milhões de euros e que, segundo o Ministério, visa abranger 60 mil professores –, mas afasta a recuperação integral do tempo de serviço que ainda está congelado. Por isso, e tal como previsto na lei, as estruturas sindicais avançaram com um pedido de reunião suplementar que vai decorrer esta segunda-feira.

BCP apresenta resultados do trimestre

O BCP apresenta esta segunda-feira os resultados referentes ao primeiro trimestre do ano. Em 2022, o banco alcançou lucros de 207,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 50% em relação ao ano anterior, apesar de o resultado ter sido novamente penalizado pelos problemas na Polónia, designadamente com o caso dos créditos em francos suíços. Em Portugal, o resultado disparou para 353,6 milhões de euros, um crescimento de 100% em relação aos 172,8 milhões obtidos em 2021.

Banco de Portugal divulga evolução dos créditos ao consumo

Como é habitual a cada dia 15 (ou no dia útil seguinte), o Banco de Portugal divulga os valores mais recentes – ainda que provisórios e sujeitos a revisões – de que dispõe relativos à evolução dos novos créditos aos consumidores. Os dados publicados no mês passado, referentes a fevereiro, concluíram que os bancos e outras instituições de crédito emprestaram 613,7 milhões de euros aos consumidores no segundo mês do ano, o que representou uma descida de 2,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. O crédito pessoal foi o principal responsável pela quebra, recuando 7%, para 294,9 milhões de euros.

Previsões da primavera da Comissão Europeia

A Comissão Europeia vai apresentar aquelas que são as suas previsões económicas da primavera. É esperada uma conferência de imprensa após a reunião do Eurogrupo com Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo, Pierre Gramegna, diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade, e Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia.

Eurostat publica dados sobre dormidas em alojamentos turísticos

O Eurostat vai publicar os dados referentes a fevereiro que dão conta do número de dormidas em alojamentos turísticos nos Estados-membros da União Europeia (UE). No ano passado, registaram-se 2,72 mil milhões de noites passadas em alojamentos turísticos da UE, apenas 5,6% abaixo do período pré-pandemia. Portugal encerrou 2022 acima da média europeia, ficando cerca de 1% abaixo dos números de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião