Sana forçado a fazer alterações de fundo ao projeto que transforma antigo quartel da Graça em hotel

  • Ana Petronilho
  • 15 Maio 2023

Câmara de Lisboa e DGPC pediram ao consórcio de empresas do grupo Azinor alterações na arquitetura do projeto que transforma o quartel da Graça num hotel de cinco estrelas.

A Câmara de Lisboa e o Estado, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), pediram às empresas do grupo Azinor, dono dos hotéis Sana, alterações de fundo ao projeto que requalifica e transforma o antigo convento e quartel da Graça num hotel de cinco estrelas.

Em causa estão alterações ao projeto – por aprovar pelos serviços da autarquia – “nas vertentes de arqueologia, arquitetura e arquitetura paisagista”, para requalificar o edifício e o espaço exterior, disse ao ECO a Câmara de Lisboa.

Desta forma, a abertura prevista para o final de 2022 do futuro hotel – que foi adjudicado ao Sana através do programa Revive em dezembro de 2019 – vai sofrer um longo atraso.

Ao ECO a autarquia liderada por Carlos Moedas explicou ainda que tendo em conta que o edifício está classificado como Monumento Nacional desde 1910 “foram pedidos pareceres a entidades externas” e que foram realizadas “duas audiências prévias no seguimento de pareceres desfavoráveis”.

Quartel da GraçaRevive/Turismo de Portugal

E, em abril deste ano, “foi feita uma notificação” ao consórcio de empresas do grupo Azinor para “realizar alterações no projeto, de forma a garantir o cumprimento de questões técnicas identificadas no mais recente parecer da Direção-Geral do Património Cultural”.

Sem entrar em detalhes sobre as alterações pedidas, até ao momento, a Câmara de Lisboa “aguarda a entrega de novos elementos” pelas empresas que vão explorar o hotel. Questionado pelo ECO sobre as mudanças pedidas ao projeto e quando serão entregues, o Sana não respondeu até à hora da publicação deste texto.

O pedido de licenciamento para as obras no antigo quartel da Graça deu entrada nos serviços de Urbanismo da autarquia em janeiro de 2021.

Mas o contrato de concessão do projeto – com um prazo de 50 anos – foi assinado a 17 de dezembro de 2019, com o consórcio constituído pelas empresas Aziriver, Lda., Património Crescente, SA, Azilis, SA e Sesimbrotel, SA, que vão investir cerca de 30 milhões de euros para transformar o edifício num hotel de cinco estrelas com 120 quartos.

A concessão foi atribuída através de concurso público que colheu sete candidatos e exclui a área da igreja e o respetivo jardim, estando igualmente fora do âmbito do concurso o Jardim da Cerca da Graça. Em contrapartida pela exploração do edifício, que conta com uma área bruta de 15.495 metros quadrados, o grupo Azinor fica responsável por construir os espaços que vão acolher as capelas mortuárias de apoio à igreja.

Além disso, será paga ao Estado pelo grupo Azinor uma renda anual de 1,79 milhões de euros que o Ministério da Economia e Mar disse ao ECO que “será atualizável”, mas só vai ser cobrada após “quatro anos de vigência do contrato”, ou seja, a partir de dezembro de 2023.

Com a abertura do hotel no antigo quartel da Graça, a rede Sana passa a contar com onze unidades hoteleiras em funcionamento em Lisboa.

O Convento da Graça foi construído em 1271 (no século XIII), pela Ordem dos Agostinhos Eremitas, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi ocupado pelo exército, passando, então, a chamar-se quartel da Graça. Antes de ficar vazio, o quartel acolheu serviços da GNR e do Exército.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sana forçado a fazer alterações de fundo ao projeto que transforma antigo quartel da Graça em hotel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião