Ideias +M

Vhils desafiado pelo Hotel MS Collection cria mural dedicado a Eça de Queiroz

Rafael Ascensão,

"Scratching the Surface – Eça", com 4,7x4 metros, pode ser encontrado naquela que foi em tempos a residência do pai e família de Eça de Queiroz.

O artista Vhils (Alexandre Farto) disse “presente” ao desafio lançado pela marca hoteleira MS Collection, de interpretar Eça de Queiroz numa instalação artística junto da piscina do seu primeiro Hotel de cinco estrelas, em Aveiro. O resultado é um mural de 4,7×4 metros “cujo conceito artístico explora a vida, obra e impacto de Eça de Queiroz na cidade de Aveiro”, refere-se em nota de imprensa.

A obra “Scratching the Surface – Eça” pode portanto ser encontrada no MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, que foi em tempos a residência do pai e família de Eça de Queiroz, e visa “desvendar as camadas ocultas da história que se encontram por baixo da superfície, conectando passado e presente numa peça intemporal”.

Não queremos ser só o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro, queremos acrescentar valor à cidade e a quem nos visita. Nesse sentido, decidimos apostar num artista de renome nacional e internacional, para dar vida a um mural inócuo situado no exterior do Palacete de Valdemouro“, refere, citada em comunicado, Margarida Antão, diretora-geral da marca MS Collection.

Margarida Antão acrescenta ainda que “revemo-nos na imagem, audácia e forma de interpretação da arte de Vhils e acreditamos que esta peça vem enriquecer o património cultural do nosso hotel MS Collection Aveiro, cujo conceito e decoração são inspirados na história de Eça de Queiroz”.

Por seu lado, o artista diz-se honrado “enquanto artista e português” de “ter a oportunidade de criar esta intervenção em homenagem a Eça de Queiroz, um dos melhores e mais reconhecidos autores portugueses de sempre, e um pilar incontornável da cultura portuguesa”.

Não é todos os dias que se tem a oportunidade de pensar e criar obras que encapsulam o poder e legado de figuras emblemáticas, cuja obra foi e continua a ser de enorme relevância. O facto deste edifício ter sido, em tempos, habitado pela família deste grande escritor, atribui ainda mais significado e personalidade a este mural, que espero estar à altura da herança que representa”, afirma Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils.

Localizado no coração da cidade, o MS Collection Aveiro tem abertura prevista para “breve”. A unidade hoteleira “combina história, elegância, conforto e qualidade, atributos que definem os seus quartos e restantes espaços, nomeadamente, o restaurante, a piscina exterior, o SPA e o ginásio”, sendo que “todo o conceito e decoração são inspirados na vida e obra do escritor e diplomata Eça de Queiroz e contam com alguns apontamentos a fazer lembrar o estilo francês do séc. XIX, país onde residiu até ao fim dos seus dias”, adianta-se em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.