Biden apoia treino de F-16 para pilotos ucranianos

  • Lusa
  • 19 Maio 2023

“Enquanto o treino decorrer, nos próximos meses, a nossa coligação de países participantes nesta iniciativa decidirá quando fornecer aviões, quantos, e quem os fornecerá”, acrescentou Joe Biden.

O Presidente dos Estados Unidos expressou aos líderes do G7 o seu “apoio a uma iniciativa conjunta para treinar pilotos ucranianos para aviões de combate de quarta geração, incluindo F-16”.

“Enquanto o treino decorrer, nos próximos meses, a nossa coligação de países participantes nesta iniciativa decidirá quando fornecer aviões, quantos, e quem os fornecerá”, acrescentou Joe Biden esta sexta-feira, dando o sinal mais favorável até hoje da parte dos Estados Unidos para o envio destes aparelhos insistentemente pedidos por Kiev.

Pouco, antes, duas fontes próximas citadas pela agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) a coberto do anonimato, tinham revelado que Joe Biden anunciou, em conversas privadas com os aliados do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo, que inclui, além dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido, e ainda uma representação da União Europeia), estar de acordo com o treino de pilotos ucranianos, que deverá realizar-se na Europa, nos próximos meses.

O anúncio foi feito durante a reunião de líderes do G7 em Hiroxima, no Japão, onde os Estados-membros debatiam como reforçar a ajuda a Kiev contra a agressão russa, tendo também anunciado a imposição de novas sanções a Moscovo, antes de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se lhes juntar, no domingo.

Zelensky tem repetidamente apelado para o fornecimento dos caças ocidentais para reforçar as defesas do seu país contra a guerra de agressão da Rússia no seu território, que dura há quase 15 meses, mas tinha, até agora, enfrentado reticências dos Estados Unidos.

Nos termos das regras de exportação norte-americanas, Washington teria de aprovar qualquer iniciativa aliada para treinar pilotos ucranianos. Nas últimas semanas, os aliados europeus começaram a concordar com a ideia de enviar caças de combate para a Ucrânia, tal como o fizeram membros do Governo de Biden, incluindo o secretário de Estado, Antony Blinken, que se apresentou como um defensor acérrimo desse plano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden apoia treino de F-16 para pilotos ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião