Administração Biden e republicanos mais próximos de um acordo sobre teto da dívida nos EUA

  • ECO
  • 24 Maio 2023

McCarthy disse, no final da reunião, que haverá um acordo, uma vez que o presidente Biden chegou à conclusão que tinha de gastar menos.

A administração Biden e os republicanos ficaram mais próximos esta quarta-feira de um acordo para aumentar o teto do endividamento dos EUA, segundo Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes, depois de uma nova ronda de negociações entre as duas partes.

“Vamos chegar a acordo por que o presidente percebeu que tem de gastar menos”, disse McCarthy, de acordo com as agências internacionais, antes de acrescentar que os mercados “não devem ter nenhum receio”. No entanto, existem alguns assuntos por resolver e, por isso, as negociações vão continuar esta noite.

O progresso nas negociações acontece a poucos dias de 1 de junho, a data indicada para um incumprimento dos EUA, que seria “catastrófica” segundo a Secretária de Estado do Tesouro norte-americana, Janet Yellen.

O limite do endividamento público dos Estados Unidos, de 31,38 biliões de dólares, foi atingido a 19 de janeiro. Desde então, o Tesouro tem recorrido a “medidas extraordinárias” para pagar a credores, fornecedores, funcionários públicos e beneficiários de prestações sociais.

O objetivo dos republicanos passa por reduzir os gastos da administração de Joe Biden e McCarthy, nas declarações desta quarta-feira, acredita que com este acordo é possível voltar ao nível de despesa de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Administração Biden e republicanos mais próximos de um acordo sobre teto da dívida nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião