Hotéis e restaurantes de Coimbra disparam faturação nos dias dos concertos de Coldplay

Entre 17 e 21 de maio, a faturação da restauração e hotelaria do concelho de Coimbra cresceu 63%. Relatório da Reduniq indica que espanhóis foram os estrangeiros que mais aumentaram o consumo.

Entre 17 e 21 de maio, nos dias em que coincidiram os concertos de Coldplay e a Queima das Fitas na cidade de Coimbra, os setores da restauração e hotelaria no concelho cresceram 63%, em comparação à média deste período semanal registada desde o início do ano. Os dados são de um relatório da Reduniq, divulgado esta quarta-feira.

A restauração registou uma variação positiva de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro e nacional de 113% e 45%, respetivamente, quando comparada com o período homólogo.

A hotelaria registou um crescimento de 48%, marcado pelo aumento de 84% do consumo estrangeiro e 22% do consumo nacional. Neste setor, a transação média registada, entre o período de 17 e 21 de maio, foi de 112,90 euros – valores mais elevados do que os registados na mesma semana de 2022 (87,90 euros) e na média desde o início do ano (95,80 euros).

As conclusões do relatório do Reduniq Insight mostram ainda que a procura por este e por outros setores de atividade resultou num aumento de 15% do número de transações e de 8,4% da faturação dos negócios no concelho de Coimbra, entre 17 e 21 de maio e face à mesma semana do ano anterior.

Tiago Oom, chief commercial officer da Unicre e porta-voz oficial do Reduniq Insight, realça que estes dados “comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, uma das mais conceituadas do país, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país”. “Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”, acrescenta o gestor, citado em comunicado.

Numa análise mais detalhada, comparando com a média desde o início do ano, na quarta-feira, dia 17, dia que se realizou o primeiro concerto dos Coldplay, foi registado um crescimento de 14% na faturação total face às restantes quartas-feiras do ano. Destaque também para domingo, dia 21, último concerto dos Coldplay e terceiro dia de Queima das Fitas, que registou uma variação positiva de 11% face à média dos restantes domingos do ano.

Espanha (22%), França (14%), Brasil (10%), Estados Unidos (8%) e Irlanda (8%) foram os mercados de origem que registaram um maior consumo no concelho entre 17 e 21 de maio. Comparativamente com o período homólogo, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.

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