Produção de alimentos “ameaçada” em Portugal, com pedido de “medidas concretas” a Bruxelas

A ministra da Agricultura assegurou hoje, em Lisboa, que a produção alimentar está ameaçada em vários Estados-membros, inclusive Portugal, e anunciou que vai pedir a Bruxelas medidas estruturais.

A ministra da Agricultura assegurou esta quarta-feira, em Lisboa, que a produção alimentar está ameaçada em vários Estados-membros da União Europeia, incluindo em Portugal, anunciando que vai pedir a Bruxelas medidas estruturais para atacar este problema.

“Está inscrito na ordem de trabalhos do conselho Agrifish, que se vai realizar na terça-feira, onde França, Espanha e Itália subscreveram o nosso pedido […}, de um sinal claro da preocupação em relação à utilização da água enquanto recurso fundamental para a produção de alimentos, sendo que esta está ameaçada em Portugal, Espanha e outros Estados-membros”, afirmou Maria do Céu Antunes, em Lisboa, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo espanhol.

Luís Planas Puchades e Maria do Céu AntunesLusa

Conforme precisou a governante portuguesa, o que vai ser discutido é a necessidade de “medidas concretas de apoio aos agricultores”, nomeadamente ao setor pecuário, que “não desvirtuem o mercado interno”.

A ministra da Agricultura esteve esta manhã reunida com o homólogo espanhol, Luís Planas Puchades, para analisar questões como a seca na Europa e as prioridades espanholas durante a presidência do Conselho Europeu.

Entre as conclusões desta reunião, o ministério da Agricultura identifica a necessidade de serem pedidos mais apoios a Bruxelas no combate à seca. De acordo com um comunicado enviado esta quarta-feira às redações, o governo de Portugal, Espanha, França e Itália vão apresentar na próxima reunião do Conselho Europeu de Agricultura e Pescas a intervenção que está a ser preparada.

“Pretende-se, por esta via, reforçar a importância da autorização do recurso aos instrumentos contemplados e previstos na Política Agrícola Comum“, lê-se na nota enviada.

Por sua vez, Luís Planas, afirmou que ser “muito importante esta cooperação a uma só voz, face aos estragos que a Península Ibérica está a enfrentar”, realçando que os dois países vão “pedir ajuda à Comissão Europeia para ajudar os nossos agricultores”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de alimentos “ameaçada” em Portugal, com pedido de “medidas concretas” a Bruxelas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião