Media

Jornal Público já tem nova direção completa

António Costa,

David Pontes vai ser o novo diretor do Público a partir de 1 de junho, sucedendo a Manuel Carvalho, e fez mudanças na direção do diário do grupo Sonae.

David Pontes, já se sabia, estava indicado para suceder a Manuel Carvalho como diretor do jornal Público, mas faltava conhecer a equipa que o acompanhará a partir de 1 de junho. O diretor indigitado manteve dois membros da direção que agora termina funções e promoveu à direção as jornalistas Marta Moitinho Oliveira e Sónia Sapage, apurou o ECO/+M.

David Pontes é o atual diretor-adjunto do jornal. Ingressou pela primeira vez no jornal em 1990, onde permaneceu oito anos e meio. Depois passou por meios como O Comércio do Porto, Público (novamente), Jornal de Notícias, Porto24 ou Lusa. Voltou ao Público em agosto de 2018. Nestes últimos cinco anos, foi o responsável pela redação do Público no Porto, pela área dos podcasts e pelo desenvolvimento de projetos editoriais.

O jornalista mantém assim na direção os atuais diretores-adjuntos Andreia Sanches e Tiago Luz Pedro, e entram a editora executiva Sónia Sapage e a redatora Marta Moitinho Oliveira. Da atual equipa de direção, sai o jornalista Amílcar Correia. O ECO/+M tentou contactar o Público, mas não foi possível obter qualquer informação até à publicação desta notícia.

Quando foi anunciada a mudança de diretor, David Pontes afirmou, citado em comunicado no próprio jornal, que a nova direção representaria “um reforço da nossa capacidade de inovação, mantendo aquilo que é a matriz do Público desde a sua nascença, o jornalismo independente de qualidade”. “Este é o momento de alargar o caminho feito, levando o nosso jornalismo sólido e, simultaneamente, disruptivo a cada vez mais leitores”, acrescentou o novo diretor.

Já Cristina Soares, presidente do conselho de administração do jornal, assinalava os resultados da equipa do Público com Manuel Carvalho e referia que David Pontes “é um profissional da casa amplamente reconhecido pelos seus pares e colegas”, lê-se no Público. “Com a colaboração de todos e um renovado ânimo da direção, estamos convictos de que o Público reforçará a sua condição de jornal digital de referência, assumindo ao mesmo tempo novos e indispensáveis desafios para reforçar o seu jornalismo, os desejos e ambições da equipa e lançando um plano de rejuvenescimento que garanta a solidez do jornal no futuro próximo”, acrescenta Cristina Soares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.