Biden e McCarthy fecham acordo que evita default nos EUA

  • ECO
  • 29 Maio 2023

Presidente dos EUA diz que entendimento com republicanos protege uma "recuperação económica histórica", mas o documento que prevê cortes na despesa ainda tem de ser aprovado por um Congresso dividido.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder republicano da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, selaram um compromisso relativamente a um projeto de lei para evita que o país entre em incumprimento. Até agora só se tinha falado de uma “tentativa de acordo”.

“O Presidente da Câmara McCarthy e eu chegámos a um acordo orçamental bipartidário que evitará a pior crise – um incumprimento pela primeira vez na história do nosso país”, partilhou Biden no Twitter no domingo.

O acordo é uma “boa notícia” para o povo americano, escreveu ainda o sucessor de Donald Trump. Apelou ao Congresso para que aprovasse imediatamente o acordo, que prevê o aumento do tecto da dívida dos EUA até 2025, em troca de cortes significativos na despesa. A votação na Câmara dos Representantes está agendada para quarta-feira.

O projeto de lei deve ser aprovado o mais rapidamente possível em ambas as câmaras do Congresso – a Câmara dos Representantes e o Senado – e depois assinado pelo Presidente. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, tinha recentemente alertado que o dinheiro poderia acabar a 5 de junho. Este aviso foi precedido de uma intensa disputa que levou Biden a cancelar viagens ao estrangeiro.

Compromisso após duras negociações

No sábado, Biden antecipou que se trata de um “importante passo em frente” que reduziria a despesa, protegendo simultaneamente programas importantes para os trabalhadores e reforçando a economia para todos. Além disso, o acordo assegura as partes mais importantes da sua agenda política. No entanto, Biden reconheceu que “nem toda a gente consegue o que quer”.

McCarthy falou, por outro lado, de um “acordo digno do povo americano”. E mostrou-se confiante de que “a maioria dos republicanos vai votar a favor deste projeto de lei”. Como Joe Biden também apoia o documento, acrescentou, “penso que muitos democratas também vão votar a favor”.

A aprovação agendada para a próxima quarta-feira na Câmara dos Representantes é considerada provável, mas não garantida. A situação é particularmente tensa porque os republicanos têm uma maioria muito estreita. A bancada inclui também congressistas radicais que não mostram qualquer interesse num compromisso realista. McCarthy só foi eleito líder da sua bancada no início do ano, depois de um caos eleitoral histórico. Este facto enfraqueceu enormemente a sua posição.

A disputa sobre o teto da dívida é um teste importante para McCarthy, já que tem de apresentar resultados para o seu partido. Ao fazê-lo, deve também conseguir reunir alguns apoiantes em torno do acordo, a fim de obter uma maioria tão ampla quanto possível no seu partido. Se tiver de contar com um número particularmente elevado de votos democratas numa votação, porque os seus colegas de partido se opuseram, isso irá enfraquecê-lo ainda mais.

Disputa sobre impostos dos ricos

O compromisso agora alcançado consiste em congelar a dimensão do orçamento federal, que os democratas, sob a liderança de Joe Biden, queriam aumentar. Em troca, os orçamentos de muitas agências e departamentos federais seriam ajustados.

McCarthy falou de “cortes históricos na despesa”, sem acrescentar novos impostos ou programas governamentais. Os democratas queriam aumentar as receitas públicas através de mais impostos para os ricos. Os republicanos opuseram-se. Durante as negociações, tinham apelado para que Biden fizesse cortes no setor social, por exemplo, em troca de um aumento do teto da dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden e McCarthy fecham acordo que evita default nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião